Polimiosite significa inflamação de muitos músculos. É uma doença crônica que causa fraqueza dos músculos esqueléticos envolvidos com o movimento. Os músculos afetados estão próximos ao tronco do corpo: músculos da coxa, dos ombros, da parte superior do braço, do pescoço, do diafragma e da parede torácica. A doença afeta o corpo simetricamente. Isso significa que se afetar o quadril esquerdo, o quadril direito também será afetado. Polimiosite ocorre mais freqüentemente em adultos com idade entre 30 e 60 anos. Afeta mais mulheres do que homens e mais negros do que brancos.
O sistema imunológico trabalha para destruir organismos patogênicos invasores que podem causar doenças ou infecções. O termo “autoimune” significa resistência a si mesmo. A polimiosite é uma doença auto-imune na qual o corpo, por razões desconhecidas, começa a atacar suas próprias células como se fossem organismos estranhos.
Efeitos da polimiosite
A polimiosite se desenvolve gradualmente ao longo de semanas ou meses, e pode haver períodos de remissão. Por causa dos músculos enfraquecidos, a pessoa se torna menos e menos capaz de se movimentar. Isso pode afetar a capacidade de realizar atividades da vida diária. Esta doença pode progredir para afetar os músculos do sistema respiratório, levando à pneumonia por aspiração e aos músculos da boca e da garganta, causando dificuldade para engolir e falar. Pessoas com polimiosite muitas vezes se queixam de ternura articular e muscular.
Tratamento Convencional
Não há cura para a polimiosite. Os corticosteróides são usados para suprimir o sistema imunológico, bem como outras drogas classificadas como imunossupressores. Terapias físicas, dietéticas e fonoaudiológicas fazem parte do arsenal de armas da medicina tradicional contra esta doença.
Terapias naturais para polimiosite
Ganoderma lucidum, conhecido como reishi, vem de um fungo de árvore usado na China e no Japão para tratamento de doenças auto-imunes. Acredita-se que ele afeta o sistema imunológico, mas não se sabe se isso o fortalece. Tem propriedades anti-inflamatórias e é um antioxidante. A Clínica Lahey relata, no entanto, que nesta data não houve estudos confiáveis, duplo-cegos, controlados por placebo, realizados para verificar isso.
Dr. Ray Sahelian, em seu artigo "Doença Autoimune Terapia Alternativa com Dieta, Vitaminas, Ervas e Suplementos, Tratamento Natural", afirma ômega 3, ômega 6, vitamina E e chá verde pode retardar o progresso da polimiosite através de seus efeitos no processo inflamatório. Ele também relata que a vitamina D inibe os processos pró-inflamatórios suprimindo a atividade aumentada das células imunes que participam da reação auto-imune.
Diz-se que suplementos orais de creatina combinados com exercícios caseiros melhoram o desempenho muscular funcional e são usados para isso. objetivo pelos atletas. No entanto, os Institutos Nacionais de Saúde relatam que há evidências insuficientes para avaliar a sua eficácia para o tratamento da polimiosite.
Recomendações
É importante para as pessoas com polimiosite que estão à procura de tratamentos alternativos para trabalhar em estreita colaboração com uma saúde prestador de cuidados para garantir que não há risco de interação entre tratamento convencional e uso de terapias naturais.