casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Mastectomia - Flexibilidade e Exercícios no Tecido da Cicatriz

A mastectomia é a remoção cirúrgica de todo o seu peito como resultado do câncer de mama. Os cinco tipos diferentes de mastectomia incluem mastectomia simples ou total, mastectomia radical, modificada radical, parcial e subcutânea. Uma vez que cada procedimento requer a remoção do tecido mamário e possíveis linfonodos circundantes, a cirurgia pode resultar em cicatrizes. Esta cicatriz pode tornar-se apertada, desconfortável e às vezes dolorosa. Certas técnicas e exercícios podem ajudá-lo a manter alguma flexibilidade após a cirurgia e evitar o acúmulo excessivo de tecido cicatricial. Consulte o seu médico antes de se envolver nestes exercícios.

Fisioterapia

Envolver-se em fisioterapia o mais cedo possível após a cirurgia pode ajudar a reduzir a quantidade de tecido cicatricial que pode se desenvolver. A fisioterapia pode manter seu local cirúrgico móvel, melhorando assim sua amplitude de movimento. Esta forma de exercício e terapia de alongamento também pode reduzir a dor do nervo e dormência associada com suas cicatrizes cirúrgicas. Um fisioterapeuta pode ajudar a prevenir a tensão da pele e síndrome da web axilar - uma condição que pode causar dor e restrição de movimentos, se você teve os gânglios linfáticos removidos como parte de sua cirurgia. recomendar alguns exercícios de alongamento para você fazer em casa. Para realizar o alongamento do zíper, sente-se ereto em uma cadeira ou fique de pé enquanto faz este exercício. Sem arquear as costas, alcance as costas com o braço do mesmo lado do corpo que você fez uma cirurgia. Lentamente - até a contagem de 10 - levante o braço para cima, como se você estivesse tentando "zipar" a coluna de baixo para cima em direção à alça do sutiã. Repita três vezes e realize este exercício até duas vezes ao dia.

Este exercício pode ajudá-lo a manter sua mobilidade e reduzir o aperto do tecido cicatricial. Fique em um canto desobstruído da sala de frente para a parede. Coloque cada uma das suas mãos na altura dos ombros em cada parede oposta. Com os pés apoiados no chão, mantenha o abdômen fletido e o corpo reto enquanto você lentamente relaxa a testa e o peito em direção ao canto. Conte até 10 e traga seu corpo de volta para a posição inicial. Repita três vezes e realize este exercício até duas vezes por dia.

Encontre um Fisioterapeuta -

Procure um profissional qualificado e licenciado na sua área. Você pode conversar com seu médico e solicitar uma referência. Peça um fisioterapeuta que tenha experiência ou se especialize no tratamento de pacientes com câncer ou mulheres que fizeram uma mastectomia. Você também pode entrar em contato com a associação Americana de Fisioterapia para encontrar um fisioterapeuta qualificado em sua área especializado em oncologia.