A fadiga central e local
A fadiga muscular cai em uma das duas categorias: central ou local. A fadiga central envolve o sistema nervoso central. O CNS protege seus músculos contra lesões agindo como um regulador para o seu corpo. Diz ao corpo para desacelerar, reduzindo a taxa de impulsos nervosos enviados para os músculos. A fadiga local ocorre quando sistemas metabólicos como o ATP, a glicólise e a oxidação limitam a capacidade do corpo de realizar trabalho muscular. Estes sistemas agem como combustível para o seu corpo e uma vez que essas reservas de combustível são aproveitadas a fadiga muscular ocorre.
Efeitos Variáveis
Os efeitos da fadiga muscular variam de pessoa para pessoa. Algumas pessoas sentem contrações musculares involuntárias nos grupos musculares alvo. Dor nos músculos pode ocorrer devido ao acúmulo de ácido lático. Outros efeitos da fadiga muscular podem incluir sensação de letargia e uma sensação de queimação ou formigamento nos músculos.
Dieta e Hidratação
A fadiga muscular não pode ser totalmente superada, mas pode ser adiada. As maneiras de fazer isso são através da dieta e hidratação .. Uma dieta equilibrada que inclui uma proporção adequada de carboidratos, gorduras e proteínas ajudará a abastecer o corpo por longos períodos de tempo. A hidratação é fundamental para manter a função muscular. Uma redução de contração muscular de 10 a 20 por cento pode ocorrer se o nível de água do seu corpo diminui de três a quatro por cento. Períodos de recuperação durante o exercício são outro elemento-chave para combater a fadiga muscular. Você deve descansar entre as séries apenas o tempo suficiente para recuperar o fôlego e, se estiver exercitando pequenos grupos musculares, precisará de apenas 45 segundos. Se você estiver levantando pesos pesados, descanse 90 segundos entre as séries. Estique os músculos após o exercício para evitar cãibras. Espere até 48 horas para se exercitar após a fadiga muscular.
, , ] ]