Não há nada como uma sessão vigorosa de exercícios para fazer com que você se sinta como se tivesse feito algo positivo por si mesmo. A fadiga muscular e contrações musculares que ocorrem após o treinamento são subprodutos do trabalho mecânico e indicam que você desafiou seus músculos de uma forma que os fará se adaptarem e ficarem mais fortes. A fadiga e espasmos são provavelmente causados pelo esgotamento de combustível, desidratação e esgotamento de eletrólitos, estimulação de neurônios motores, danos às fibras musculares. Em alguns casos, drogas estatinas tomadas para colesterol alto podem ser a causa.
Depleção de combustível e fadiga muscular
Durante um treino vigoroso, você depende muito de glicose, um combustível armazenado em seu tecido muscular na forma de glicogênio. Para que seus músculos se contraia continuamente, eles devem fabricar ATP, ou adenosina trifosfato, que é a principal substância química da produção de energia celular. A produção de ATP requer um suprimento contínuo de glicose, gordura e oxigênio. Quanto mais tempo você se exercita, mais suas reservas de glicogênio se esgotam, levando à fadiga e fraqueza muscular. Um lanche rico em carboidratos após o exercício ajudará a repor o glicogênio muscular e aliviar a fraqueza muscular. Tente uma tigela de cereais com bananas fatiadas, ou leite com chocolate com um sanduíche.
Desidratação e contrações musculares
O exercício pode deixá-lo desidratado, e isso pode significar problemas para os músculos, que são compostos de grande quantidades de água. Junto com a perda de água, você também pode perder eletrólitos, compostos minerais necessários para que o sistema nervoso funcione adequadamente. Cálcio, magnésio, potássio e sódio são todos os eletrólitos essenciais que podem ser perdidos através da transpiração. Uma conseqüência da desidratação e depleção de eletrólitos é a contração muscular e espasmos musculares. Beba muita água antes, durante e após o exercício e considere uma bebida de reposição eletrolítica como Gatorade ou outras bebidas esportivas, para restaurar os níveis ideais.
Dano e Inflamação da Fibra Muscular
Um dos resultados De exercício desafiador é menor rasgo de tecido muscular que pode levar a dor, inflamação e fraqueza por vários dias após um treino. Esta condição é chamada DOMS, ou dor muscular de início tardio. A quebra da fibra é um dos estímulos que promovem aumento do tamanho e força muscular. A inflamação resultante pode causar pressão nos neurônios motores, os nervos que estimulam a contração muscular, fazendo as fibras musculares se contraírem. A fraqueza e espasmos do DOMS geralmente desaparecem dentro de três a cinco dias.
Estatinas e fraqueza muscular
As estatinas são frequentemente prescritas para tratar o colesterol alto, mas podem afetar adversamente o tecido muscular. Os sintomas de miopatia induzida por estatina incluem fadiga, dor muscular, sensibilidade muscular, fraqueza muscular, cãibras nocturnas e dor no tendão. Se você se exercita regularmente, fale com seu médico sobre os efeitos colaterais antes de concordar em tomar estatinas. Se você acabou de iniciar um programa de exercícios e já está tomando estatinas, procure os efeitos colaterais da dor e fraqueza muscular e discuta quaisquer preocupações com seu médico.