Você deve ter notado que seus músculos incham e ficam maiores enquanto você trabalha. As duas principais causas são um aumento do fluxo sanguíneo para o músculo e inflamação geral no músculo. Quando seus músculos incham, dificulta a movimentação das partes do corpo associadas a esses músculos e limita sua amplitude de movimento. A duração deste inchaço varia, dependendo da causa subjacente, e pode ser influenciada por várias técnicas de recuperação.
Dano muscular e Inflamação
Uma causa primária de inchaço muscular quando você levanta pesos é um dano muscular localizado. Enquanto você trabalha, você está realmente danificando o tecido muscular para que ele possa compensar, tornando-se mais forte após o reparo. Um dos tipos mais prejudiciais de movimento muscular é uma contração excêntrica, de acordo com "dores musculares, inchaço, rigidez e perda de força após exercício excêntrico intenso", publicado no British Journal of Sports Medicine. Uma contração muscular excêntrica, ou “negativa” no jargão da sala de musculação, ocorre quando um peso é mais forte do que a força que você está tentando gerar e causa um alongamento de seus músculos. Por exemplo, abaixando uma barra lentamente para o seu peito, combatendo a resistência é um tipo de contração muscular excêntrica.
Muscular Blood Flow
Fatores locais dentro do músculo controlam o volume de sangue do músculo. Conforme você se exercita, o sangue é desviado para os músculos que trabalham para fornecer oxigênio e energia suficientes para as contrações. O aumento do fluxo sanguíneo também permite a remoção de resíduos do músculo. O tipo de contração muscular também determina a quantidade de sangue que flui para um músculo. Uma contração isométrica, encontrada quando um músculo força contra um objeto imóvel, faz com que o músculo retarde o fluxo de sangue para longe do músculo, pressionando contra as veias. Isso aumenta a "bomba" ou a quantidade de sangue no músculo.
Duração do inchaço muscular
Os músculos inchados podem começar durante um treino e continuar por até 72 horas após o treinamento. O nível de inchaço diminuirá a cada dia. O maior inchaço será reduzido após as primeiras horas de treinamento, à medida que o sangue é redistribuído para níveis normais em todo o corpo. Para os músculos inchados devido à inflamação, o processo geralmente dura até a recuperação completa e reparação do músculo ocorre.
Recuperação
Você pode usar várias técnicas para acelerar o processo de recuperação dos músculos inchados. Após o treino, execute um cooldown com exercício cardiovascular em um ritmo baixo a moderado por 10 minutos. Isso permite a dispersão de qualquer sangue acumulado em um músculo. Isso também permite um reparo mais rápido, transportando produtos residuais dos músculos inchados. Consumir proteína antes e depois dos treinos também acelera o processo de recuperação. As proteínas são os blocos de construção dos músculos; portanto, trabalhar aumenta a necessidade de proteína em sua dieta para a reparação muscular.
, , ] ]