A estimulação eletrônica do músculo é comumente usada por atletas, médicos de quiropraxia e fisioterapeutas para tratar a dor e o espasmo muscular e ajudar na reabilitação de todas as partes do corpo. Pode ser usado como terapia para restaurar o tônus muscular após a cirurgia ou para os deficientes. Algumas empresas até comercializaram a estimulação elétrica muscular para fazer os músculos parecerem mais tonificadas e diminuir a gordura.
Equipamentos necessários para a estimulação muscular eletrônica
A estimulação muscular eletrônica é geralmente realizada em um escritório de fisioterapia ou um escritório de Quiropraxia. Esta terapia também pode ser prescrita para uso em casa com uma unidade TENS. A terapia eletrônica consiste em uma unidade de controle, dois fios condutores e dois a quatro eletrodos de neuroestimulação. A unidade de controle geralmente tem um temporizador, largura de pulso, taxa de pulso e botões de saída sensorial. Os cabos conectam a unidade de controle e os eletrodos e transmitem a corrente elétrica. Os eletrodos de neuroestimulação são as peças do equipamento que se ligam à pele e têm uma sensação de pega-pega.
Como funciona a estimulação muscular eletrônica
A estimulação muscular eletrônica funciona transmitindo uma corrente elétrica através da pele para o interior. músculos e nervos. Dependendo das configurações da máquina, ela pode transmitir uma corrente para aliviar a dor ou o espasmo. A unidade também pode ser definida para atingir um músculo específico ou grupos de músculos para auxiliar na reabilitação e tônus.
O que esperar da estimulação muscular eletrônica Quando você conecta os eletrodos, eles se sentirão frios e pegajosos no início. Quando a unidade é ligada, você pode sentir uma série de sensações, incluindo alfinetes e agulhas, formigamento sem brilho, espasmos musculares ou contração muscular total. Essas sensações irão variar com base nos benefícios desejados e na tolerância pessoal. Normalmente, essas sensações duram apenas durante o tempo de tratamento. No entanto, com algumas das configurações mais intensas, você pode ter a sensação de que os eletrodos ainda estão conectados e sentir o formigamento após a máquina ter sido desligada e os eletrodos removidos. Isso pode durar 30 minutos ou mais.
Quando usar a estimulação muscular eletrônica
A estimulação eletrônica do músculo pode ser usada para ajudar a reduzir o edema ou o inchaço, melhorar a cicatrização do tecido e reduzir a dor aguda ou crônica. Ele pode ser usado para direcionar muitos problemas dos músculos também. Esses problemas incluem espasmos musculares, fraqueza muscular, cicatrização de fibras musculares e reeducação para treinar um músculo para funcionar adequadamente após uma lesão ou cirurgia.
Precauções
Uma pessoa com um marca-passo cardíaco, doença cardíaca, palpitações ou arritmia não deve usar estimulação muscular eletrônica. Esta terapia não foi testada em mulheres grávidas, exceto durante o trabalho de parto e parto. Use de acordo com a recomendação de médicos ou terapeutas.