Desusar a atrofia
Se você não usar seus músculos, você acabará por sentir perda muscular. A atrofia por desuso ocorre como resultado da falta de exercício físico. Indivíduos com empregos sedentários, condições médicas e lesões mais comumente experimentam atrofia por desuso. Se você está de cama por um período prolongado, você também pode experimentar atrofia por desuso. Os astronautas podem experimentar esse tipo de atrofia como resultado da falta de peso. A falta de gravidade pode diminuir os níveis de cálcio nos ossos, bem como diminuir o tônus muscular dentro de alguns dias.
Atrofia neurogênica
A atrofia neurogênica decorre de uma lesão ou doença dos nervos. O início da atrofia neurogênica tende a ser repentino. Indivíduos que contraíram poliomielite, esclerose ou síndrome de Guillain-Barre provavelmente apresentam atrofia neurogênica. A atrofia neurogênica geralmente não é reversível.
Causas
A atrofia muscular pode ser o resultado do envelhecimento e uma série de outras doenças. A doença de Lou Gehrig, trauma por queimaduras, lesão ortopédica, imobilização prolongada, tratamento prolongado com cortocosteroides, neuropatia diabética, osteoartrite, lesões na medula espinhal, distrofia muscular, acidente vascular cerebral e artrite reumatoide podem causar atrofia muscular.
Se você tiver atrofia muscular súbita ou a longo prazo, é melhor consultar seu médico. A atrofia por desuso pode ser tratada com exercícios vigorosos para ajudar a recuperar a força e a massa muscular na área afetada do seu corpo. Para indivíduos com atrofia neurogênica, a fisioterapia pode ser recomendada - incluindo a terapia de piscina - para ajudar a aumentar a massa muscular. Quando a atrofia muscular é o resultado de uma doença do nervo, o tratamento pode ser a longo prazo. Se você tiver problemas para mover suas articulações, seu médico de fisioterapeuta pode sugerir o uso de uma cinta ou tala para ajudar a ativar sua capacidade de se exercitar.