Algumas pessoas evitam a atividade física devido à dor e dor associadas. Dor muscular leve vem com o território quando se trabalha, e os benefícios que você ganha de trabalhar fora excedem em muito o desconforto que você experimenta. Uma melhor compreensão do que seus músculos passam e como eles respondem aos seus exercícios irá ajudá-lo a ver a dor em toda uma nova luz.
Contrações Musculares
Contração muscular é necessária para realizar qualquer tipo de atividade física. Durante o treino, os músculos passam por várias contrações. Às vezes, seus músculos se contraem de maneira concentrada ou encurtam. Em outras ocasiões, eles se contrairão excentricamente ou prolongarão. Durante essas contrações, outros músculos se contraem isometricamente para fornecer estabilidade. À medida que os músculos se adaptam à atividade, os níveis de lactato aumentam e ocorrem danos microscópicos nas fibras musculares e no tecido conjuntivo. A dor que você sente depois de um treino é causada por seus músculos naturalmente aprendendo e respondendo a uma nova atividade.
Tipos de Soreness
A dor muscular pode ser aguda ou tardia. A dor aguda ocorre durante e imediatamente após o treino. A dor muscular de início tardio ocorre 24 a 48 horas após o treino. Os sintomas de ambos os tipos podem incluir leve inchaço, rigidez, dor e redução da amplitude de movimento. Se você vir um inchaço excessivo, descoloração ou dor extremamente intensa, estes podem ser sinais de uma lesão mais séria, e você deve procurar imediatamente um médico.
O que significa soreness
Os sintomas da dor muscular típica, se aguda ou tardia, pode durar até 10 dias. A dor muscular que você experimenta não significa simplesmente que você está fora de forma. Pelo contrário, sua dor está deixando você saber que seus músculos estão aprendendo novas atividades e estão respondendo exatamente como deveriam. Sua dor muscular é uma parte normal e positiva de se tornar mais saudável e entrar em melhor forma. No entanto, se sua dor persistir ou piorar, converse com seu médico.
Atividades que causam dor
A dor muscular é mais comumente relacionada à resistência ou ao treinamento com pesos. No entanto, a dor pode ocorrer a qualquer momento que você pedir a seus músculos para fazer atividades que eles já não estão acostumados. Por exemplo, você decide fazer uma caminhada, sem ter caminhado em meses. Seus músculos não estão acostumados com o trabalho necessário para subir e descer morros e precisam se adaptar novamente à atividade. Esta adaptação irá resultar em dores musculares após a sua caminhada.
Prevenir Soreness
Uma sessão de caminhadas pelas colinas pode preparar os músculos e diminuir a gravidade da dor da sua próxima caminhada. Realizar um aquecimento e garantir que o tipo e a intensidade do seu treino correspondam ao seu nível de condicionamento físico também pode ajudar a diminuir a ocorrência de dor muscular. Seu aquecimento deve incluir de cinco a dez minutos de atividade leve, seguida de alongamento. Fale com o seu profissional de fitness sobre o seu aquecimento e o "mapa" exato do seu treino. Além disso, manter os músculos em movimento com a atividade leve, alongamento e massagem são benéficos para reduzir os sintomas de sua dor após um treino.