Vários passos têm que acontecer antes que seu corpo produza ácido láctico. Quando você está se exercitando vigorosamente, o tecido do seu corpo começa a quebrar a glicose, uma forma armazenada de energia. A glicose é subdividida em uma substância chamada piruvato antes que seu corpo possa usá-la totalmente. Se o seu tecido tem oxigênio suficiente, o corpo pode usar piruvato e outras substâncias, o corpo se desfaz em energia. Mas às vezes seu corpo não tem oxigênio. Quando este é o caso, o piruvato é convertido em lactato, que também é conhecido como ácido láctico.
Ácido láctico: bom ou ruim?
De certa forma, o ácido lático é uma coisa boa porque o ácido dá sua energia corporal. Em outros, é considerado prejudicial porque o ácido lático tem um pH ácido, o que pode afetar a capacidade de trabalho dos músculos. Este é o mecanismo de defesa do seu corpo, encorajando você a desacelerar durante exercícios vigorosos. Quando você faz, seu corpo interrompe a produção de ácido láctico. Embora o ácido láctico, uma vez foi associado a causar dor muscular 24 a 48 horas após o exercício, isso é considerado um equívoco. No entanto, o ácido láctico pode contribuir para a dor muscular durante o exercício como uma forma de o seu corpo indicar que necessita de oxigénio adicional. Parar a Produção de Ácido Láctico
Se a produção de ácido láctico tiver começado, pode parar com o exercício menos vigorosamente. Diminuir a velocidade permite que seus pulmões absorvam o oxigênio necessário para evitar que o piruvato se transforme em ácido lático. Quando você está se exercitando, pode ser difícil identificar o momento exato em que você está produzindo ácido lático. No entanto, queimar músculos e problemas para recuperar o fôlego pode ser dois sinais que você pode precisar abrandar um pouco.
Zonas aeróbicas - Um dos métodos recomendados pelos treinadores para desencorajar a produção de ácido láctico durante o exercício é ficar um pouco abaixo o “limiar de ácido lático”, de acordo com o “The New York Times”. Alguns atletas até usam testes sanguíneos para determinar o nível em que seus corpos mudam para o ácido lático. Enquanto você pode se exercitar apenas o suficiente antes que seu corpo produza ácido lático, lembre-se do ácido lático pelo que é: uma forma de energia. Atualmente, alguns atletas treinam em intensidades variáveis para ajudar seus corpos a se adaptarem ao uso de ácido lático de maneira mais eficaz.