O ciclismo é uma atividade divertida e desafiadora, mas pode colocar demandas posturais significativas em seu corpo. Um estudo de lesões não traumáticas em ciclistas de longa distância publicado no "American Journal of Sports Medicine" afirma que dor no pescoço e ombro ocorreu em 20,4 por cento dos pilotos. Apesar de sua prevalência, pescoço e dor no ombro não é inevitável, e pode ser evitado tomando medidas de precaução e realizando exercícios de equilíbrio muscular. Alinhar sua coluna de acordo com o Dr. Nathan Wei, um reumatologista e autor, a importância da postura não deve ser subestimada quando se trata de entender a dor no pescoço e no ombro experimentada com o ciclismo. O modo como você segura a coluna durante uma atividade física vigorosa (ou até mesmo de lazer) tem um tremendo efeito em seus ossos, músculos, tendões, nervos e articulações. Isso é especialmente verdadeiro para atletas, como ciclistas, que mantêm posturas flexionadas por períodos prolongados. Andar de bicicleta pode ser difícil para o corpo, mas o condicionamento adequado e o exercício postural podem ajudá-lo a permanecer saudável e sem dor enquanto anda de bicicleta.
Balancing Act -
Existem vários músculos importantes envolvidos no ciclismo contribuem para a dor no pescoço e no ombro, incluindo os peitorais, rombóides, extensores do pescoço e flexores do pescoço - todos contribuintes para uma condição conhecida como síndrome do sufixo cruzado superior. De acordo com Jeb Stewart, um cientista do exercício, treinador e consultor de fitness, a síndrome do sufixo cruzado é comum em ciclistas e resulta de um desequilíbrio muscular entre a frente e o verso do corpo. Alguns músculos ficam tensos, enquanto outros, devido à subutilização, tornam-se fracos. Os músculos tensos do pescoço e ombros superiores podem colidir com nervos, vasos sangüíneos ou outras estruturas e causar dores de cabeça. Os músculos fracos podem permitir que o corpo assuma posturas que podem causar problemas estruturais e dor a longo prazo.
Escute seu corpo
De acordo com Chad Asplund, um médico da medicina esportiva e ciclista ávido, alguns dos os sintomas mais comuns associados à dor no pescoço e no ombro induzida por ciclismo são tensão muscular, dores de cabeça, desconforto na parte superior das costas e no pescoço e formigamento dos dedos. Pete Egoscue, um fisiologista anatômico e autor de "Pain Free", acredita que tais sintomas são sinais de alerta do corpo de que algo está errado. Ele acredita que a dor e outros sintomas são um chamado à ação, uma exigência do corpo de que prestamos atenção em como estamos nos movendo e um pedido para injetar equilíbrio muscular em um sistema desequilibrado. p> Existem vários exercícios que você pode realizar antes e depois de um passeio de bicicleta para ajudar a diminuir o desconforto no ombro e no pescoço. Ron Fritzke, um quiroprático da Califórnia, ciclista e ex-corredor de maratona, recomenda que os ciclistas realizem exercícios como encostos de ombros invertidos, prensas de cotovelo e exercícios de amplitude de movimento.
Execute ombros invertidos levantando ambos os ombros em direção ao seu orelhas e, em seguida, rolando seus ombros para trás e para baixo como suas omoplatas apertem juntos. Este exercício ajuda a estender a parte superior da coluna e a abrir o peito. Realize os cotovelos dobrando os cotovelos a 90 graus, levantando-os até a altura dos ombros e puxando-os para trás o máximo que puder. Prensas de cotovelo ajudam a esticar os músculos tensos na cintura escapular. Execute exercícios de amplitude de movimento do pescoço movendo lentamente o seu pescoço para cima e para baixo (flexão /extensão) e de um lado para o outro (rotação), e então direcione a orelha direita para o ombro direito e a esquerda para o ombro esquerdo (flexão lateral). Este exercício alonga os músculos tensos do pescoço.
Procure a intervenção
Se sentir dores no pescoço e nos ombros enquanto anda de bicicleta, pode querer procurar cuidados junto de um prestador de cuidados de saúde licenciado. Muitos ciclistas se beneficiaram de sessões de bodywork com quiropráticos e massoterapeutas. Outras terapias, como acupuntura e fisioterapia, também são úteis para o tratamento da dor ou do desconforto. Praticantes de esportes irão fornecer-lhe terapias efetivas em consultório e ensinar-lhe os exercícios posturais que você precisa para se manter saudável ao longo do tempo.