casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Dor muscular do corpo superior

Numerosas condições podem causar dor muscular na parte superior do corpo. De acordo com MayoClinic.com, músculos doridos e doloridos são uma das queixas mais comuns de saúde. A dor muscular na parte superior do corpo é comum em indivíduos sedentários que praticam atividade física vigorosa ou esforço, embora traumatismos por forças contusões, lesões por esforços repetitivos e certas condições neuromusculares e musculoesqueléticas também possam causar dores musculares na parte superior do corpo. A dor muscular na parte superior do corpo pode ocorrer em um ou nos dois lados do corpo e pode ser temporária ou duradoura.

Anatomia

Anatomicamente falando, a parte superior do corpo é composta de todos os tecidos e estruturas do corpo. a cabeça, pescoço, tronco e extremidades superiores. Quando a maioria das pessoas discute a parte superior do corpo, no entanto - especialmente os músculos da parte superior do corpo - eles estão se referindo aos músculos na frente do peito, ombros, parte superior das costas, pescoço e braços. Músculos da parte superior do corpo, conhecidos como músculos esqueléticos, correm de um osso para outro e, quando se contraem, atuam nas articulações para ajudar a movimentar diferentes segmentos do corpo. Músculos da parte superior do corpo são cercados por fáscia, que é um tipo de tecido conjuntivo.

Causas

Numerosas condições e lesões podem causar dores musculares na parte superior do corpo. Dor muscular tardia, ou DOMS, é uma das causas mais comuns de dor muscular na parte superior do corpo. O DOMS se manifesta após atividades físicas excessivamente vigorosas, especialmente entre pessoas que ficaram inativas por períodos prolongados. As tensões musculares da parte superior do corpo - ruptura parcial das fibras musculares da parte superior do corpo - são outra causa comum de dor muscular na parte superior do corpo, especialmente entre os atletas. Contusões musculares ou hematomas, cãibras musculares ou cavalos charley e fibromialgia podem causar dor muscular na parte superior do corpo, afirma o site MedlinePlus.

Sintomas

Os sintomas associados à dor muscular na parte superior do corpo dependem em grande parte da causa da dor. dor, a extensão da lesão ou dano tecidual e o tipo de tecido afetado. Os sinais e sintomas comuns associados à dor muscular na parte superior do corpo incluem dor aguda, pontiaguda, semelhante a choque, ardente ou dolorosa na área afetada; pontos de gatilho - nódulos hiper-irritáveis ​​ou nós dentro de uma faixa apertada de músculo - que se referem ou enviam dor para outras partes da parte superior do corpo; e diminuição da flexibilidade muscular e tendínea. Também pode haver diminuição da amplitude de movimento ativo articular e hematomas e inchaço nas áreas afetadas.

Fatores de Risco

Determinados fatores de risco podem aumentar a probabilidade de desenvolver dores musculares na parte superior do corpo, incluindo aumentar o volume e a intensidade do exercício também rapidamente no início de um programa de exercícios; não aquecer suficientemente antes de uma atividade vigorosa; e participando de esportes de contato como futebol, rúgbi, hóquei ou artes marciais. As mulheres são mais propensas que os homens a desenvolver dor muscular na parte superior do corpo associada a certas condições médicas, como lúpus, polimialgia reumática e fibromialgia.

Tratamentos

A maioria das dores musculares na parte superior do corpo - especialmente dores musculares associadas à dor aguda lesões ou lesões por esforços repetitivos - geralmente respondem bem aos métodos de cuidados conservadores. Esses métodos podem incluir repouso, gelo, calor, modificação de atividade e alongamento suave. Técnicas de medicina manual, como a mobilização de tecidos moles com auxílio de instrumento, terapia de ponto de gatilho e massagem terapêutica podem ser particularmente benéficas para uma pessoa com dor muscular na parte superior do corpo. Também certas modalidades de fisioterapia, como estimulação elétrica, terapia com laser a frio e exercícios funcionais, podem ser úteis.