O corpo humano consiste em aproximadamente 640 músculos que são nomeados, além de uma quantidade inumerável de músculos menores que não são. Todos esses músculos combinados desempenham um papel intrincado na maneira como seu corpo se movimenta e trabalha, cada um com um trabalho diferente. Como acontece com qualquer parte do seu corpo, os músculos podem se tornar fracos ou feridos devido a uma variedade de distúrbios ou doenças.
Entorses e distensões
Embora semelhante em como a lesão é obtida, a diferença entre entorses e distensões é a área do corpo afetada. Uma entorse é um ligamento esticado ou rompido, enquanto que uma estirpe é um músculo ou tendão esticado ou rasgado. Os ligamentos são os tecidos responsáveis por ligar os ossos à articulação, como um tornozelo ou pulso. Causas comuns de entorses incluem queda ou torção, e os sintomas incluem dor, inchaço e incapacidade de mover a articulação.
Os tendões conectam o músculo ao osso e são afetados durante uma cepa. Estes podem ocorrer subitamente ou desenvolver-se ao longo de um período de tempo, com as causas mais comuns sendo torção ou puxão inadequados dos músculos ou tendões. Os músculos das costas e isquiotibiais são mais comumente afetados, e esportistas ávidos ou esportistas correm maior risco de apresentar essas lesões. Os sintomas mais comuns incluem espasmos musculares, dificuldade de mover a área lesada, dor e inchaço.
Em ambos os casos, o tratamento normalmente inclui repouso, gelo, bandagem da área para permanecer imobilizada e analgésicos que reduzem o inchaço, como como ibuprofeno. Fisioterapia pode ser mais tarde necessário.
Miosite
A miosite é uma inflamação das fibras musculares - um grupo de doenças musculares em que ocorrem alterações inflamatórias e degenerativas. Em termos mais simples, a miosite causa um inchaço dos músculos esqueléticos, que são os músculos responsáveis pelos movimentos voluntários do seu corpo. Lesões ou doenças auto-imunes, como o lúpus, podem causar essa condição. Em alguns casos, infecções causadas por bactérias ou parasitas também podem ser o culpado.
As doenças mais comuns associadas à miosite são dermatomiosite e polimiosite. Embora a polimiosite resulte em fraqueza muscular nos músculos mais próximos do tronco, a dermatomiosite causa fraqueza muscular e erupção cutânea. Em ambos os casos, o médico normalmente trata com prednisona, um esteróide.
Cãibras musculares
As cãibras musculares são súbitas e involuntárias e podem acontecer em um ou mais dos seus músculos de uma só vez. Um dos problemas musculares mais comuns, geralmente ocorre imediatamente após o exercício ou tarde da noite.
Uma variedade de causas é possível, variando de algo simplista, como uso excessivo de um músculo a uma condição mais séria, como uma compressão nervo nas costas.
Independentemente da causa, qualquer tipo de cãibra muscular tende a ser muito doloroso e pode durar de alguns segundos a vários minutos. Enquanto massageando suavemente o músculo pode ajudar a aliviar a dor momentaneamente, se a dor persistir, você deve procurar o conselho de seu médico.
Distrofia muscular
A distrofia muscular não é uma doença muscular, mas um grupo de 30 doenças genéticas. doenças que afetam os músculos, causando fraqueza e perda completa e degeneração do músculo. Também conhecida como MD, esta doença pode aparecer em quase qualquer ponto da vida de uma pessoa, desde a infância até a meia-idade. Eventualmente, a maioria dos pacientes perde a capacidade de andar, pois todas as 30 formas de DM pioram progressivamente à medida que os músculos do paciente ficam mais fracos.
Embora não haja cura, o tratamento inclui fala e fisioterapia, cirurgia e uso de aparelhos ortopédicos. dispositivos como chaves para ajudar o paciente a andar. Em alguns casos, os medicamentos também são prescritos.