Os movimentos explosivos no futebol exercem uma grande pressão sobre os músculos da coxa ou do quadríceps. Overtraining, aquecimento inadequado ou rigidez muscular podem levar a lesões e dores na coxa. O tratamento inclui repouso, gelo e analgésicos de venda livre. Se a dor persistir ou piorar, consulte o seu médico ou treinador esportivo. Fatores de Risco Não aquecer adequadamente antes da prática de futebol e alongamento inadequado pode causar rigidez muscular e aumentar o risco de dor e lesão muscular. O overtraining também aumenta muito o risco de sentir dores musculares, incluindo dor na coxa. O livro “Overtraining in Sports” diz que o overtraining pode causar mudanças negativas na força e flexibilidade dos músculos, o que pode torná-los mais propensos a lesões. Outros fatores de risco incluem desidratação, desequilíbrios de força muscular e técnicas de treinamento inadequadas.
Lesões
Uma tensão dos músculos do quadríceps pode levar à dor na coxa após o futebol. Uma tensão muscular é quando você alonga ou rasga o músculo, o que causa dor, inflamação e fraqueza muscular. Outra causa para dor na coxa é a dor muscular tardia, ou DOMS. De acordo com um artigo da Universidade do Novo México de 2003, os danos aos músculos e uma resposta inflamatória após um exercício intenso são as principais causas da DOMS. Portanto, práticas de futebol de alta intensidade podem levar à DOMS e dor ou dor na coxa. Como o futebol é um esporte de contato, um machucado ou contusão na coxa de um golpe direto pode levar à dor na coxa também.
Tratamento e reabilitação
Descansar, congelar e tomar medicação para dor sem prescrição médica Você também pode usar um envoltório de compactação para ajudar a fornecer suporte e reduzir o inchaço. Após as primeiras 48 a 72 horas, você pode aplicar calor para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos da coxa e promover a cicatrização. Realize alongamentos leves e exercícios de fortalecimento para recuperar a força e a flexibilidade antes de retornar às práticas de futebol. Os trechos benéficos incluem um alongamento quádruplo em pé e alongamento por estocada, e exercícios comuns são a extensão do joelho e o agachamento. Mantenha os alongamentos por aproximadamente 30 segundos e realize uma a três vezes ao dia. Para exercícios de fortalecimento, realize dois a três séries de 10 a 20 repetições, dois a três dias por semana.
Prevenção
Aqueça-se com exercícios leves ou jogue e estique-se após praticar futebol para evitar dores musculares ou dor. Avance lentamente com seu treinamento de futebol e permita um tempo de recuperação adequado entre os treinos para evitar o overtraining. Faça uma dieta saudável, mantenha-se hidratado e consiga um sono adequado para reduzir ainda mais o risco de desenvolver uma cepa de quadríceps ou DOMS.
, , ] ]