Pain é a maneira como o corpo diz que algo não está certo. Como levantar pesos sobrecarrega os músculos e articulações do corpo, prestar atenção à dor - como dor abdominal - é essencial para identificar lesões e evitar o agravamento do que está acontecendo com o corpo.
Uma série de lesões relacionadas ao levantamento de peso é possível, dependendo dos tipos de exercícios que você está fazendo. As tensões musculares são uma das formas mais comuns de lesões ao se exercitar. As tensões musculares ocorrem durante mudanças bruscas de direção ou movimento. As hérnias se desenvolvem quando você tem uma área fraca do músculo e coloca pressão sobre o local. Uma hérnia envolve um órgão - geralmente um intestino - que empurra através do tecido muscular fraco em algum lugar do corpo, mas na maioria das vezes no abdome ou na virilha. Além de músculos fracos, levantando objetos pesados incorretamente também pode causar uma hérnia. Identificar sua dor abdominal é o primeiro passo para tratá-lo para que você possa voltar a trabalhar e construir músculos. Uma tensão muscular geralmente se manifesta como dor e queimação quando você contrai o músculo específico que foi esticado. Os sintomas de uma hérnia incluem uma protuberância na área onde a hérnia ocorreu, acompanhada de dor e, às vezes, até mesmo náusea ou vômito.
Ferimentos Significância
Ambas as hérnias e tensões abdominais são condições graves que podem mantê-lo afastado a sala de halterofilismo durante um período de tempo significativo. Dependendo da gravidade da tensão abdominal, você pode ter que parar de levantar pesos por até várias semanas para permitir a cicatrização. Algumas hérnias graves requerem cirurgia para reparar o tecido muscular e colocar o órgão de volta em seu lugar.
Prevenção de lesões
Manter seus músculos abdominais fortes e esticados é a chave para prevenir tanto uma hérnia quanto uma tensão abdominal. Faça uma corrida leve ou saltando macacos para obter seu sangue fluindo antes de iniciar sua rotina de levantamento de peso. Ao se levantar, verifique se você está usando a forma de elevação para evitar uma hérnia. Levante-se com as pernas, se for pegar uma barra ou outro peso no chão, e use um cinto de peso para ajudar a sustentar suas costas enquanto você levanta. Evite movimentos bruscos associados a cepas abdominais.
Outras causas de dor
Só porque você sente dor em seu abdômen durante o exercício não significa necessariamente que você sofreu uma lesão grave. Sua dor também pode ser causada por algo menor que a indigestão. Se você sentir dor, faça uma pausa ou tire o dia de folga. Se a dor persistir, consulte seu médico.