Viver com um útero prolapsado pode ser frustrante. Qualquer treino de ginástica, pose de ioga ou uma rotina de Pilates que faça pressão descendente sobre o seu assoalho pélvico está de repente fora dos limites. Mas o exercício em si não é tabu. Ao substituir os exercícios de núcleo duro por exercícios mais suaves e mais sustentáveis, você pode permanecer tão ativo quanto antes do prolapso ou da cirurgia. Sempre discuta com o seu médico qualquer treino planejado antes de testá-lo.
Prolapso Uterino
O prolapso uterino ocorre quando o assoalho pélvico enfraquece e não consegue mais suportar o útero em sua posição correta. Em vez disso, o útero desliza para dentro do canal vaginal. Nos casos mais leves, o colo do útero desce para o terço inferior da vagina. Nos casos mais graves, o próprio útero pode ser visível fora da abertura vaginal.
Pressão Intra-abdominal
Se você tiver sofrido prolapso uterino, mesmo em sua forma mais branda, é melhor evitar a dor intra-abdominal. pressão. Qualquer atividade que exerça pressão descendente sobre o assoalho pélvico pode enfraquecer ainda mais os músculos e ligamentos do abdome inferior. Isso pode exacerbar o seu prolapso.
Exercícios para evitar
Abster-se de qualquer exercício em que você endurecer, contrair ou empurrar para baixo com os músculos abdominais. Isso inclui abdominais, cachos, abdominais e a maioria dos elevadores de perna. Mesmo alguns exercícios de Pilates e poses de ioga podem ter um efeito prejudicial. Michelle Kenway e Dra. Judith Goh, autores do guia de apoio pélvico das mulheres "Inside Out", dizem que se o exercício envolve levantar ambas as pernas do chão de uma só vez, ou se envolver levantar a cabeça e os ombros do chão enquanto você está deitado de costas, é um exercício que você deve evitar.
Outras atividades contra-indicada
Evite levantamento de peso e esforço, pois estes colocam uma pressão indesejada sobre o assoalho pélvico enfraquecido e podem causar sintomas a piorar. A tosse também é potencialmente problemática. Se você sofre de tosse crônica, procure tratamento. Se você tossir porque fuma, busque estratégias de cessação. Além disso, procure tratamento para constipação grave ou de longo prazo, pois isso pode aumentar a pressão abdominal e agravar sua condição.
Exercícios alternativos Kenway recomenda a substituição de flexões abdominais e abdominais com exercícios básicos mais leves realizados bola de ioga. A postura sentada fornece suporte necessário para o assoalho pélvico. Um substituto de situp de exemplo é levantar e abaixar lentamente seus braços dos ombros enquanto desenhando suavemente em seus músculos abdominais. Isso ajudará a desenvolver força e controle em seu núcleo.
Se você costumava praticar ioga antes de seu prolapso e gostaria de continuar, Jaki Nett, do Yoga Journal, recomenda mudar seu foco para inversões ou poses invertidas. Esteja ciente da natureza de qualquer pressão intra-abdominal que suas poses causam. Se seus músculos abdominais "caírem e ficarem duros", ele diz, ou se sua parte inferior das costas se arqueia, esses são sinais de alerta. Em vez disso, deixe a área abdominal amolecer. Puxe seu conteúdo para trás em direção à espinha. Faça sua cintura estreita, levante o peito e abra o diafragma.