Se você quer ter um bom desempenho em suas corridas, é sempre melhor estar bem descansado. No entanto, se o seu cronograma incluir muitas práticas, esportes múltiplos ou outras obrigações, talvez não seja possível estar sempre no auge quando é hora de se apresentar. Ter que correr com as pernas cansadas não é propício para estabelecer os melhores atributos pessoais, mas você pode adotar várias estratégias para tirar o melhor proveito da situação.
Certifique-se de que a fadiga é o problema.
Antes de tentar se cansar pernas, você deve se certificar de que é a fadiga que você está experimentando, e não uma lesão. Devido à natureza repetitiva da corrida, os corredores correm o risco de lesões por excesso de uso, como fraturas por estresse, dores nas canelas e joelho do corredor. Essas lesões podem dificultar a execução, o que pode levar você a concluir que seus músculos estão simplesmente cansados. Correr em pernas lesionadas pode resultar em lesões ainda piores, então você deve evitar fazê-lo. Se você não tem certeza se suas pernas estão feridas, procure atendimento médico.
Consumir eletrólitos
Eletrólitos - como sódio, cálcio e potássio - executam várias funções relevantes para a corrida. Estes nutrientes ajudam a conduzir sinais nervosos através do seu corpo, facilitando as contrações musculares. Além disso, os eletrólitos ajudam a gerar energia celular e metabolizar o glicogênio, que é armazenado em seu corpo, em energia utilizável. Essas funções relacionadas à energia podem ajudá-lo a tirar o máximo proveito de suas pernas cansadas. A quantidade e o tipo de eletrólitos que você precisará variam de acordo com o seu programa em execução; consulte um nutricionista para recomendações precisas.
Alongamento e Aquecimento
O aquecimento também pode ajudá-lo a tocar qualquer energia que você tenha nas pernas cansadas. Realizar exercícios cardiovasculares leves, como saltos e agachamentos, além de alongar os músculos das pernas por dez minutos antes de correr, pode ser suficiente para as suas necessidades. Esse aquecimento ajudará seus músculos a se contraírem com mais força, estimulará melhor o fluxo sanguíneo e a entrega de nutrientes aos músculos e pode desencorajar o acúmulo de ácido láctico em seus músculos. Realizar alongamentos para os principais grupos musculares de suas pernas - os quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas.
Priorizar os carboidratos e as proteínas
Os carboidratos são a principal fonte de combustível do corpo, consumindo alimentos ricos em carboidratos, como frutas. , legumes e grãos integrais podem fornecer mais energia para as pernas cansadas. Proteína ajuda a promover a recuperação muscular, para que possa suportar um melhor desempenho. Os produtos lácteos tendem a ser ricos em proteínas e também no cálcio eletrolítico. Infelizmente, não há um plano de dieta de tamanho único, já que as necessidades alimentares variam de pessoa para pessoa. Seu treinador, médico ou nutricionista pode ajudá-lo a entender a quantidade de proteínas e carboidratos que você deve consumir. Suas pernas podem estar fatigadas devido à depleção de glicogênio; você pode remediar este problema reabastecendo com barras nutricionais, bebidas esportivas e géis durante as corridas.