casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Os melhores sapatos para diabéticos

problemas nos pés são uma preocupação comum para aqueles com diabetes. A doença causa danos aos nervos que afetam sua capacidade de reconhecer quando seus pés estão feridos e eleva o risco de úlceras e, em alguns casos, amputação. O diabetes também afeta a capacidade do seu corpo de curar. Seus pés recebem menos sangue e oxigênio quando você tem a doença, então a recuperação até mesmo de uma pequena irritação na pele pode ser demorada. Reduza o risco de lesão no pé a longo prazo, seguindo algumas orientações de segurança na compra de calçado de passeio.

Comfort

Embora muitos calçado de início tenham um ajuste apertado, mas estiquem com o tempo, falta sensibilidade os pés causados ​​pelo diabetes geralmente impedem que você reconheça que seus sapatos estão muito apertados até que uma bolha tenha se desenvolvido. Escolha sapatos que sejam confortáveis ​​e que ofereçam aos seus pés e dedos espaço suficiente para o movimento. Meias são essenciais para a proteção do seu pé, então verifique se os sapatos novos têm espaço para meias feitas de tecido mais grosso. Seus pés geralmente ficam mais inchados no final do dia, por isso, calce os sapatos à tarde ou à noite para garantir que os sapatos fiquem confortáveis ​​o tempo todo.

Respirabilidade

MedlinePlus recomenda couro, lona ou camurça sapatos para aqueles com um diagnóstico de diabetes. Evite possíveis lesões nos pés que possam resultar do uso de calçados para caminhada que não deixam os pés respirarem, incluindo aqueles feitos de plástico ou outro material rígido.

Facilmente ajustável

Calçados para caminhada para diabéticos devem ser ajustáveis ​​para acomodar inchaço ou a necessidade de preenchimento especial. Procure por sapatos com cadarços ou fivelas que possam ser afrouxados com o mínimo de tempo e esforço. Os sapatos de velcro também podem ser ajustados para proporcionar maior flexibilidade. Sapatos com dedos abertos, sandálias de tanga, chinelos e saltos altos são tipicamente rígidos e não protegem os seus pés do ambiente.

Custom Fit

O seu médico pode recomendar ortopedia ou andar à medida sapatos, com base no nível de sensibilidade em seus pés. As órteses ajudam a estabilizar seu pé e controlam o movimento de suas articulações para acomodar a falta de sentimento. A maioria das órteses são feitas com base nos resultados de uma avaliação do pé e tornozelo para determinar que tipo de calçado é mais adequado para sua condição de saúde e nível de atividade. Um molde de gesso será feito de seu pé em alguns casos para garantir um ajuste ideal. Pergunte ao seu médico se os sapatos podem estar cobertos pelo seu seguro, pois as órteses são caras.

Considerações

Reduza a pressão nos pés alternando os sapatos a cada cinco horas ou dando tempo para os pés respirarem. Assegure-se de que o fluxo sanguíneo adequado seja deixado pelo menos três vezes ao dia para estender os dedos dos pés e movimentar os tornozelos para cima e para baixo. Informe o seu médico se notar quaisquer feridas, bolhas ou inchaço nos pés, pois o tratamento rápido é essencial para evitar que lesões menores se transformem em problemas potencialmente fatais.