A natação pode causar lesões no ombro por causa dos movimentos repetitivos do ombro, como a rotação. Lesões incluem tendinite, síndrome do impacto e lágrimas labrais. Um som ou sensação de estalo pode ocorrer com qualquer uma dessas lesões. O tratamento inclui repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios não esteróides ou AINEs. Se seus sintomas piorarem ou persistirem, consulte seu médico.
Causas e Fatores de Risco
De acordo com um artigo de 2006 da “North American Journal of Sports Physical Therapy”, os nadadores tendem a ter rotação externa excessiva do ombro e diminuição da rotação interna, causando aumento do estresse nos músculos e tendões do manguito rotador. A amplitude de movimento anormal do ombro, os músculos tensos, o overtraining, a má postura e a técnica imprópria de natação aumentam o risco de lesões nos ombros e estalidos. Lesões do ombro incluem síndrome do impacto, tendinite, bursite e lágrimas labrais. A síndrome do impacto ocorre quando o tendão do manguito rotador e a bolsa ou o líquido são comprimidos e inflamados. Inchaço ou inflamação podem causar rachaduras ou estalos no ombro durante a natação. Uma lágrima labral é uma lágrima na cartilagem ao redor da articulação do ombro. A cartilagem rasgada pode ficar presa durante a rotação do ombro, causando estalo ou estalidos.
Sintomas e Sinais Adicionais
Os sintomas variam dependendo da gravidade da lesão. Você pode sentir dor no ombro, que pode piorar com os movimentos do ombro e nadar. Você também pode sentir dor no ombro enquanto dorme. A dor pode ser descrita como incômoda, dolorida, aguda ou aguda. Sinais de uma lesão no ombro incluem diminuição da amplitude de movimento, sensibilidade dolorosa sobre a lesão e fraqueza muscular. Atrofia muscular ou perda muscular, dor constante e diminuição do desempenho atlético são sinais e sintomas adicionais. O tratamento inicial inclui repouso, gelo e antiinflamatórios não-esteróides, como o ibuprofeno. Enquanto seu ombro está curando, você pode precisar modificar suas atividades - evitando atividades que agravam seus sintomas, como natação, movimentos aéreos e levantamento de objetos pesados. Para dores persistentes, seu médico pode recomendar fisioterapia, injeção de corticosteroides ou cirurgia. A fisioterapia ajuda a recuperar a amplitude normal de movimento e força do ombro, enquanto a cirurgia remove qualquer parte solta da cartilagem e repara qualquer dano à sua cartilagem ou tendões.
Prevenção
Treine um a dois dias por semana e descanse pelo menos um dia por semana para ajudar a prevenir o overtraining. Inclua alongamento e treinamento de força em sua rotina de exercícios para aumentar a flexibilidade e força muscular. Por exemplo, execute a extensão do ombro e rotação interna e externa usando uma faixa de resistência para fortalecer os músculos do manguito rotador. Realize exercícios de estabilização do ombro para manter uma boa estabilidade no ombro e reduzir o risco de lesões. Exercícios de estabilização incluem segurar uma posição de flexão no chão ou tábuas de balanço e degraus, que são executados caminhando com as mãos sobre um degrau. Por fim, melhore sua postura ereta e corrija quaisquer técnicas impróprias de natação. Por exemplo, não deixe a mão cruzar a linha média quando puxar o braço para trás na natação livre.