Você confia em ossos fortes para atuar como seu sistema de apoio, ajudando a prevenir lesões quando você está ativo. No entanto, condições como a osteopenia podem significar que os ossos estão perdendo densidade, o que significa que podem estar mais vulneráveis à quebra. Se você tiver osteopenia, particularmente afetada na parte inferior das costas, os exercícios podem ajudar a fortalecer seu corpo e prevenir lesões.
Osteopenia é uma condição que significa que uma pessoa está apresentando sintomas de densidade óssea reduzida, de acordo com para o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. Isso é motivo de preocupação porque a osteopenia pode ser um precursor da osteoporose, uma condição em que a densidade óssea é comprometida, aumentando o risco de uma pessoa quebrar o osso. A osteopenia geralmente permanece sem sintomas até que você fratura um osso. Isso pode fazer com que um médico recomende uma tomografia para testar sua densidade óssea. Se a varredura mostrar fraqueza nas vértebras da parte inferior das costas, isso é conhecido como osteopenia lombar, significando a região de cinco vértebras na parte inferior da coluna. Seu médico pode recomendar exercícios para essa condição para a capacidade do exercício de fortalecer a região lombar e porque exercícios de resistência podem ajudar a construir massa óssea. Antes de realizar qualquer exercício que afete sua coluna, é importante garantir estão praticando a forma adequada, de acordo com o Dr. Andrew J. Cole, especialista em coluna que escreve sobre Spine Health. Para conseguir essa posição, sua cabeça deve estar sobre os ombros, com o ombro ligeiramente puxado para trás. Sua pélvis deve estar dentro, alinhada com o tronco do seu corpo. Esta posição deve ser adotada enquanto você está se exercitando, o que permite que você mantenha seu centro de gravidade enquanto previne uma lesão na coluna lombar.
Exercício da Coluna
Como a osteopenia lombar causa dor lombar, exercícios para alongar e fortalecer a coluna pode ajudar a aliviar a dor, de acordo com a Dra. Kate Lindemann, escrevendo no site da Osteopenia3. Comece deitando-se de bruços - você pode colocar um travesseiro sob a pélvis como suporte. Endireite os braços em ambos os lados do corpo, mantendo as palmas voltadas para cima. Lentamente, levante os ombros para cima, como se alguém estivesse puxando-os. Você deve sentir sua parte inferior das costas apertar. Lentamente abaixe seu corpo para o chão. Repita o exercício três vezes. Levante-se lentamente depois de completar.
Exercícios Cardiovasculares
Além de fortalecer a região lombar, a realização de exercícios com pesos pode ajudar a aumentar a massa óssea, o que pode ajudar a reduzir a incidência de osteopenia. Para evitar dores lombares, é importante realizar exercícios com peso, mas sem um impacto muito alto. O sistema de saúde da Universidade de Michigan recomenda que atividades como caminhar e subir escadas sejam realizadas diariamente.
Aviso
Embora o exercício possa ser benéfico para quem sofre de osteopenia, ele também pode colocá-lo em risco de lesão. Certifique-se de limpar seu programa de exercícios com seu médico antes de começar. Pergunte ao seu médico se alguma atividade o coloca em maior risco de fraturas ou outros ferimentos. Ele pode recomendar exames de imagem para visualizar toda a extensão da perda de massa óssea.