Você está pedalando e percebe que os dedos dos pés começam a ficar dormentes. Poderia haver algumas razões para esse sentimento, desde sapatos mal ajustados ou grampos de pedal até uma condição potencialmente séria conhecida como neuropatia. Se você sentir os dedos dormentes enquanto anda de bicicleta, preste atenção ao que pode ter precipitado os sentimentos dormentes e quanto tempo duram normalmente. Preste atenção também em quão bem seus sapatos se encaixam e se pode haver um problema com os pés não recebendo circulação suficiente durante o passeio.
Os Sapatos Errados
Um passeio de bicicleta casual pelo seu bairro pode não exigir atenção especial sapatos, mas passeios mais longos exigem os sapatos certos para os seus pés segurarem-se sob a pressão de ciclismo mais intenso. Tênis de corrida flexíveis podem não funcionar bem porque permitem que o pé "colapse" enquanto pedala e deixa os pés dormentes ou entorpecidos. Em vez disso, você deve comprar e usar calçados de ciclismo específicos para reduzir o risco de problemas relacionados ao pé durante a pilotagem. Esteja ciente, também, que os longos passeios podem ampliar seus pés ligeiramente, por isso os sapatos precisam levar em conta uma pequena ampliação.
Atenção médica
Se você tiver episódios repetidos de dormência em seus dedos ou em alguma de suas extremidades , descreva para o seu médico o que parece desencadear os episódios, quanto tempo eles duram, como você os resolve e o que, se houver, outros sintomas, como dor ou fraqueza, ocorrem junto com a dormência. A pressão sobre os nervos do pé pode ser uma causa comum de neuropatia periférica, uma condição marcada por danos nos nervos e sentimentos de dormência ou dor nas extremidades.
Porque uma fonte comum de dormência no pé. A bola do pé é a pressão sobre os nervos entre o segundo e terceiro dedos do pé e /ou o terceiro e quarto dedos do pé, soltando suas tiras de dedo do pé ou mesmo apenas os cadarços de sapato podem ajudar a aliviar essa pressão. Os pedais de encaixe também podem ajudar, juntamente com órteses especialmente feitas para ajudar a deslocar a pressão da bola do pé. Uma consulta com um podólogo, especialmente um especialista em medicina esportiva, deve ajudá-lo a chegar mais perto de uma solução. Clima e posição O tempo frio e o vento também podem causar dormência em seus pés enquanto você anda de bicicleta. Usar um par de galochas ajudará a proteger contra o tempo frio. Mas se você sentir dormência no tempo quente, provavelmente está relacionado a nervos ou circulação. Tente ajustar seu assento, mantendo os pés mais nivelados enquanto você pedal e outros ajustes para ver se um pequeno ajuste na posição de suas pernas e pés resolve o problema. Converse com ciclistas experientes, também, para ver se eles podem detectar quaisquer falhas em sua forma de ciclismo.