casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Alongamentos para Reduzir a Inflamação Muscular

A maioria dos casos de inflamação muscular resulta do uso excessivo, seja devido ao início de uma nova atividade ou ao aumento da atividade familiar. Vários tipos de alongamentos podem ajudar a reduzir a inflamação e a rigidez. Se a dor muscular é persistente, crônica e acompanhada de fraqueza, você deve ser avaliado e tratado pelo seu médico.

Benefícios do alongamento para a inflamação

Quando você está usando os músculos, ocorre uma pequena quantidade de dano nas fibras do músculo. Quanto mais intenso o exercício, mais dano ocorre. A inflamação se desenvolve quando o corpo faz os reparos necessários nos músculos. Se você está ficando dolorido após o exercício, você pode não estar tendo tempo suficiente entre os treinos vigorosos. Apenas retorne ao exercício intenso depois que a dor e a inflamação tiverem desaparecido. O alongamento ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a nutrição, reduzindo a dor e acelerando a recuperação.

Alongamentos estáticos

Um alongamento estático é feito com uma posição mantida. Um bom exemplo seria tocar os dedos dos pés. Alcançando o máximo possível em direção aos dedos dos pés, segure essa posição por 30 a 45 segundos para permitir que o fuso muscular se solte e estique. Aplique este tipo de alongamento ao músculo inflamado esticando-o e segurando-o pelo tempo prescrito. Esse tipo de alongamento também é bom para reduzir a rigidez.

Estiramentos balísticos

Se você repetir rapidamente a posição de alongamento e soltá-la, estará fazendo um alongamento balístico. Um exemplo desse trecho seria a alternância de toques. Estenda a mão direita em direção ao pé esquerdo e, em seguida, endireite-a. Em seguida, estenda a mão esquerda em direção ao pé direito e volte a ficar em pé. Esta forma de alongamento estimula o fluxo sangüíneo e ajuda a reduzir tanto a dor quanto a rigidez.

Estirpes PNF ou CRAC

Um terceiro tipo de alongamento é a facilitação neuromuscular proprioceptiva ou FNP, e o relaxamento contração-antagonista contrato ou CRAC. Com esses alongamentos, você começa fazendo uma contração isométrica do músculo por pelo menos 20 segundos, seguida de alongamento. O trecho geralmente requer um parceiro ou terapeuta para ajudá-lo. Esta forma de alongamento ajuda a inflamação porque aumenta a circulação. Também cria aumentos na flexibilidade maiores que outras formas de alongamento.