Seu fígado não precisa doer para ser danificado. Um teste de sangue que indica enzimas hepáticas elevadas pode significar que as células do seu fígado estão lesionadas ou inflamadas. Uma das principais causas de elevação das enzimas hepáticas é a obesidade. Um estilo de vida pouco saudável pode arruinar seus órgãos, e seu fígado não é exceção. Quase tudo o que você come e bebe passa pelo fígado. Consumir alto teor de açúcar e substâncias gordurosas regularmente pode prejudicar seu fígado. Exercício para eliminar o excesso de gordura e observar o que você come pode reduzir as enzimas hepáticas.
Intensidade do exercício
Em alguns casos, o exercício de alta intensidade pode elevar as enzimas hepáticas. Exercícios extenuantes aumentam a pressão sobre os órgãos do corpo, incluindo o fígado. Altere seu programa de exercícios para realizar exercícios aeróbicos e de resistência de intensidade moderada. Para exercícios aeróbicos, sua frequência cardíaca deve permanecer em torno de 60% do máximo. Exercícios de resistência devem ser abordados com cautela. Também faça exercícios que envolvam contrações dinâmicas. Treinamento de resistência isométrica - resistência sem movimento muscular - é considerado de alta intensidade e coloca uma pressão sobre o corpo inteiro. Para determinar a intensidade correta do exercício de resistência para você, trabalhe na escala de percepção do esforço percebido ou PSE. O RPE é uma medida da intensidade do trabalho. A escala se estende do exercício leve ao exercício muito, muito difícil. Mantenha a intensidade do treinamento de resistência em um nível um pouco difícil. Isso garantirá que o exercício não seja contra-indicado ao seu objetivo de diminuir as enzimas hepáticas.
Exercício aeróbico
Segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva, o exercício aeróbico é realizado cinco a sete dias por semana por 45 a 60 minutos por sessão é ideal. O modo de exercício aeróbico deve ser uma atividade física que utiliza grandes grupos musculares de maneira rítmica e dinâmica. O exercício aeróbico que atende a esses requisitos inclui andar de bicicleta, nadar ou caminhar.
Programa de Resistência
Os exercícios de resistência devem ser feitos de dois a três dias por semana. Você pode fazer uma variedade de exercícios que trabalham todos os principais grupos musculares. Seu programa deve ser destinado a treinamento para resistência e não para poder. Defina metas para conjuntos e repetições maiores, em vez de mais peso. Para treinar seus músculos dessa maneira, trabalhe de duas a três séries de 10 a 15 repetições. Sempre aumentar conjuntos ou repetições antes do peso.
Exercícios de resistência inferior do corpo
Treinamento de resistência do corpo inferior deve direcionar os glúteos, isquiotibiais e quadríceps. Estes são os maiores músculos do corpo e devem ser treinados como tal. Para os músculos do quadríceps, faça uma extensão de perna. Para realizar este exercício, comece sentado, com um tornozelo em uma perna. Lentamente, estenda o pé para que o joelho fique esticado. De maneira controlada, abaixe a perna e repita nos dois lados. Para trabalhar os isquiotibiais, faça um tendão do tendão. De bruços, com os tornozelos apoiados e as pernas totalmente estendidas, enrole um pé na direção da sua bunda. Lentamente abaixe e repita nos dois lados. Para trabalhar os glúteos, faça um agachamento na parede. Com uma bola de fitness entre você e uma parede, abaixe-se lentamente em uma posição de cócoras e depois de volta. Deixe a bola apoiar suas costas enquanto você faz o exercício. Certifique-se de que os joelhos não se estendam sobre os pés.
Exercícios de resistência da parte superior do corpo
Exercícios para a parte superior do corpo devem funcionar como bíceps, tríceps e ombros. Para trabalhar o bíceps, faça um bíceps. Comece com um peso de mão em cada mão com os braços esticados de cada lado, com as palmas voltadas para fora. Lentamente enrole o peso até o ombro dobrando os cotovelos. Abaixe os pesos e repita. A extensão do tríceps é feita em pé, com um peso em cada mão. Comece com pesos em ambos os lados do seu peito com os cotovelos flexionados. Para realizar o exercício, estenda as mãos atrás de você, endireitando os cotovelos. Volte para a posição inicial e repita. Os ombros podem ser trabalhados com um aumento lateral. Comece com os braços para baixo em cada lado do corpo e um peso em cada mão. Levante os braços ao lado do corpo até a altura do ombro e, em seguida, abaixe-os lentamente e repita.