Você pode pensar que a gota é uma condição que as pessoas têm quando atingem a velhice. Mas a gota geralmente ocorre em homens entre as idades de 40 e 50 anos, observa MayoClinic.com. As mulheres são menos suscetíveis a isso até depois da menopausa. As pessoas com excesso de peso correm maior risco de sofrer de gota, por isso o exercício pode ajudar a prevenir a ocorrência. No entanto, até o exercício pode representar riscos de inflamação nas articulações. Converse com seu médico se você tem gota, e discutir o exercício como um meio de prevenção.
Sobre a gota
Gota é percebida como uma dor aguda e dolorosa nas articulações, geralmente no dedão do pé. A articulação é frequentemente tão inchada e quente que até o menor toque de tecido pode parecer insuportável. A gota é causada quando os cristais de urato se formam em torno de suas articulações. Esses cristais de urato vêm da decomposição do corpo de substâncias chamadas purinas. As purinas são uma parte natural do corpo, mas você também as ingere em alimentos como carnes de órgãos, arenque, espargos e cogumelos. Em um sistema normal, os cristais de urato não se formam. De acordo com o MayoClinic.com, o ácido úrico se dissolve na corrente sanguínea e é filtrado pelos rins e desmaiado pela urina. Se houver muito ácido úrico, ou muito pouco, o ácido pode se acumular e formar cristais, que são afiados e semelhantes a agulhas.
Exercício e gota
Gota, de acordo com a MayoClinic.com, pode ser agravado pelo excesso de peso. Então, o exercício pode ser importante na prevenção de ataques de gota. Se você está acima do peso, pode produzir mais ácido úrico. No entanto, perder peso muito rapidamente pode aumentar temporariamente os níveis de ácido úrico, de acordo com o site. Também é importante permitir que uma articulação inflamada descanse. Gota é um tipo de artrite, e geralmente as recomendações para pacientes com artrite são aplicáveis em casos de gota. Ouça o seu corpo e siga os conselhos do seu médico sobre o exercício. Se você estiver com sobrepeso, relaxe nas articulações, evitando exercícios que causem grande estresse em sua área específica de inflamação.
Exercícios de amplitude de movimento
A amplitude de movimento, ou os exercícios de ADM, podem ajudar a reduzir a rigidez suas articulações, declara o artigo "Exercitando com Osteoartrite" publicado online pela "Arthritis Today". Se você estiver sentado na mesma posição por um longo tempo, mude de posição ou mova suas articulações. Gire a articulação afetada suavemente, virando a cabeça ou o pescoço, os tornozelos ou os pulsos. Não empurre uma articulação com muita força, pois ela pode causar um surto doloroso de inflamação. Converse com seu médico sobre quais exercícios de ADM seriam melhores para você.
Treinamento de força
Treinamento de força Geralmente, uma parte importante de qualquer programa de exercícios, o treinamento de força pode ajudar a construir o tônus muscular. O artigo em "Arthritis Today" também recomenda o fortalecimento dos músculos, particularmente em torno das articulações afetadas. Alinhamento e postura adequados são imperativos; ferir uma articulação através de técnica inadequada pode piorar seus sintomas de gota. Novamente, não exercite ou use uma articulação inflamada. O treinamento de força deve ser feito quando uma articulação não é dolorida ou inchada.
Cardio Exercise
O exercício cardiovascular ou aeróbico aumenta a freqüência cardíaca, promovendo mais fluxo de oxigênio para o corpo. Também ajuda a queimar calorias, promovendo a perda de peso. Como a gota geralmente ataca o dedão e as áreas dos pés, converse com seu médico antes de praticar exercícios aeróbicos. Aeróbica de alto impacto e outras atividades podem agravar seus sintomas. Exercícios de menor impacto, como natação, podem ser melhores para o seu caso particular. , , ] ]