Exercício Intenso Exigido
Quanto exercício é necessário? Pesquisa realizada em 1990 na Universidade da Carolina do Norte, Greensboro descobriu que o exercício de alta intensidade por pelo menos 15 minutos foi necessário para aumentar os níveis de endorfina. A fim de maximizar a liberação de endorfina, uma rotina de exercícios precisa incorporar exercícios cardiovasculares substanciais, como sprints ou aeróbica de alta intensidade.
Sem dor = mais ganho
As endorfinas funcionam como os analgésicos naturais do corpo. O subtipo de endorfina mais freqüentemente implicado no alívio da dor é chamado beta-endorfina. A beta-endorfina é liberada na circulação de uma região do cérebro conhecida como glândula pituitária durante o exercício e pode ajudá-lo a se exercitar mais e mais, reduzindo as sensações dolorosas. Durante o exercício intenso, seu corpo experimenta níveis aumentados de estresse, que desencadeiam a liberação de endorfinas. As endorfinas se ligam a receptores especializados localizados em todo o sistema nervoso. A ativação desses receptores bloqueia a transmissão de mensagens de dor que viajam para o cérebro e reduz a liberação de substâncias químicas que causam inflamação e inchaço.
High Runner's
A alta do corredor é frequentemente descrita como uma intensa sensação de euforia. experiente após atividade física extenuante. Sentimentos de euforia também foram relacionados à atividade da endorfina. Um estudo de imagens cerebrais publicado em 2008 na revista científica "Cerebral Cortex" relatou aumento da atividade endorfina em áreas do cérebro responsáveis pela regulação emocional após duas horas de corrida. Os participantes com maior atividade de endorfina relataram os maiores sentimentos de euforia, sugerindo que quanto mais endorfinas você produzir durante o exercício, melhor você se sentirá. Infelizmente, a alta do corredor não ocorre em todas as pessoas, e isso não acontece depois de todos os treinos.
Reduzir o estresse e relaxar
É amplamente aceito que o exercício reduz o estresse. Após o exercício, as endorfinas podem ajudar a diminuir a freqüência cardíaca e a pressão arterial, estabilizar a respiração e restaurar a temperatura normal do corpo. A atividade da endorfina também pode produzir sedação leve, o que pode aumentar a sensação de bem-estar e relaxamento percebido após um treino. Outras técnicas, como yoga, exercícios de respiração controlada e meditação também podem melhorar os efeitos calmantes das endorfinas após a atividade física.