Um acidente vascular cerebral geralmente é uma ocorrência gravemente debilitante e as limitações que você pode ter com o uso funcional de sua mão podem afetar todos os aspectos de sua vida. O seu terapeuta ocupacional (OT) irá guiá-lo através de uma variedade de exercícios específicos e eficazes para restaurar a amplitude de movimento normal da sua mão, aumentar a sua força e estabelecer coordenação motora fina. À medida que você melhora em todas essas áreas, você será capaz de realizar tarefas diárias funcionais, como caligrafia, preparação de refeições e autocuidado.
Restauração do Tom
Por causa das alterações neurológicas que seu cérebro e nervos sofreram do derrame, seus músculos recebem comandos inadequados para relaxar ou contrair. Esse processo cria um tom aumentado, o que faz com que a sua mão segure firme ou segure firme na posição de um dedo reto ou diminua o tom, o que resulta em sua mão se movendo sem controle. Seu OT executará exercícios diários de amplitude de movimento em seu braço para estimular a amplitude de movimento passiva normalizada. Ela pode usar estimulação elétrica funcional ou pressão do tendão para permitir que seus músculos se movam mais normalmente. Uma tala pode ser indicada para manter sua mão aberta se seu tom de flexão for severo.
Movimento Assistido Ativo
Uma vez que você tenha uma amplitude de movimento passiva aproximadamente normal, seu TO iniciará a terapia para restaurar o movimento ativo. Colocando sua mão em uma posição eliminada por gravidade para o exercício, a fim de tornar os movimentos o mais fáceis possíveis, seu terapeuta irá encorajá-lo a mover sua mão e pulso para si mesmo. Ele pode usar um massageador de vibração sobre as fibras musculares para ajudar seu cérebro a lembrar quais fibras musculares estimular. Sua terapia se concentrará na transição de uma dependência quase completa do seu terapeuta para o movimento para um movimento ativo significativo, com apenas um mínimo de assistência do seu terapeuta.
Active Range of Motion
Quando você consegue mover seu De maneira consistente, seu OT vai te empurrar para mover sua mão independentemente. Ao educar você sobre a qualidade de seus movimentos, seu TO ajudará você a aperfeiçoar e normalizar a coordenação de sua mão e a evitar o desenvolvimento de padrões anormais de movimento. Você também pode ser instruído sobre a técnica correta com a amplitude de movimento ou com o uso de sua mão não afetada para ajudar a mover a mão afetada.
Controle de Motor Fino
Com o movimento total restaurado, sua terapia mudará para foco no ajuste fino de sua coordenação muscular. Tarefas repetitivas, como colocar pinos em um pegboard ou parafusar porcas em parafusos, irão desafiar sua coordenação prejudicada. Essa prática freqüente ajudará seu cérebro a reorganizar os componentes do controle motor para ajudá-lo a alcançar o uso normal da sua mão. A conclusão da sua terapia terá como alvo o uso de sua mão em atividades funcionais para aprimorar ainda mais suas habilidades físicas.