Seu antebraço é composto de dois ossos - a ulna e o rádio. O comprimento desses ossos pode levar a uma variância ulnar, que pode causar dor no punho, doenças degenerativas, funcionamento inadequado da mão e punho, inflamação e capacidade limitada de realizar atividades cotidianas. O exercício desempenha um papel fundamental na restauração e manutenção da saúde das mãos e dos pulsos e, ao mesmo tempo, diminui o risco de novos ferimentos. Como cada condição varia, consulte o seu médico antes de iniciar novos exercícios.
Existem três tipos de variâncias ulnares, de acordo com o Dr. Philip Blazar. Uma variância ulnar normal ou neutra significa que a superfície da ulna distal e do rádio são iguais. Uma variância negativa ocorre quando a ulna é mais curta que o raio. Essas duas variações respondem bem aos tratamentos conservadores, como o exercício. Uma variância ulnar positiva descreve uma ulna mais longa que o raio. Estágios graves de condições de variância positiva podem exigir artroscopia do punho para reparar lesões lacrimais e ligamentares. Todos os tipos de variação exigem flexibilidade e exercícios de fortalecimento para retornar a mão e o pulso a um nível de funcionamento normal.
Varianças ulnares negativas geralmente resultam em instabilidade cárpica, segundo o Dr. Blazar. Fazer pausas durante o dia para realizar uma variedade de exercícios no túnel do carpo aliviará a pressão no nervo mediano e reduzirá os sintomas da síndrome do túnel do carpo. Através de exercícios frequentes de mãos e punhos, como o exercício com a mão tremendo, você pode diminuir sua chance de precisar de cirurgia do túnel do carpo. Você pode realizar este exercício sentado ou em pé. Comece com seus braços ao seu lado. Levante a mão direita à sua frente enquanto dobra o cotovelo. Vire sua palma para dentro e finja que você está apertando a mão de alguém. Mova lentamente o antebraço para cima e para baixo enquanto movimenta o cotovelo. Faça cinco movimentos para cima e para baixo em cada lado.
Flexing Digital
Variantes ulnares positivas respondem bem ao uso de exercícios digitais enquanto se recuperam de cirurgias que reparam ligamentos ou encurtam ulnas. Os exercícios digitais são úteis como exercícios conservadores para variâncias ulnares neutras e negativas e como parte de uma manobra de reabilitação pós-operatória para variâncias positivas que requerem osteotomia ulnar. Comece a fazer um alongamento de abdução com os dedos enquanto está em pé ou sentado. Lentamente, levante a mão direita e estenda-a em frente ao seu corpo, com o cotovelo esticado e a palma da mão voltada para você. Coloque seus dedos esquerdos em seus dedos direitos e puxe cada dedo direito individualmente em direção ao seu corpo. Segure cada posição por 10 segundos antes de retornar lentamente à posição original. Relaxe por 10 segundos e depois mude de lado.
Pontos Adicionais
Comece o seu programa de exercícios somente depois de imobilizar a mão e o pulso de acordo com a recomendação do seu médico. A imobilização, como o uso de uma tala, desempenha um papel essencial na cura adequada de sua lesão. Sempre comece seus exercícios em baixa intensidade e em ritmo lento. À medida que a flexibilidade e a força do seu pulso aumentam, aumente gradualmente as quantidades de peso e intensidade. Sempre consulte um profissional médico para garantir que você está realizando os exercícios corretos para o seu corpo.