O polegar tem um mecanismo de articulação solta que permite uma ampla gama de mobilidade. Devido à proximidade dos músculos, ligamentos e tendões, identificar uma entorse ou distensão pode ser difícil. Uma entorse envolve ligamentos lesados e uma tensão refere-se a tendões lesionados. Lesões geralmente resultam de um golpe na ponta, trauma esmagador, torção ou movimentos repetitivos envolvidos em agarrar ou usar um mouse de computador.
Tendões do polegar
O polegar consiste em oito músculos: quatro na mão e quatro conectando do antebraço aos ossos do polegar. Isso permite o poder de agarrar e beliscar. A dor na base do polegar é o sintoma mais comum que ocorre com essas atividades. À medida que diminui a força de pinça, os pacientes podem experimentar um "estalido" ou "travamento" com vários movimentos devido à instabilidade da articulação ou a um tendão que se move sob tensão. Distúrbios do movimento repetitivo definidos por O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame são condições de tecidos moles que resultam de repetidos movimentos realizados durante o trabalho ou atividades diárias. Eles são causados por muitas repetições ininterruptas de uma atividade ou movimento, movimentos não naturais ou desajeitados. Os tendões do polegar são vulneráveis com esses distúrbios, especialmente com atividades de mouse de computador. Lesões freqüentemente se desenvolvem porque o tecido que está sendo irritado não tem tempo de recuperação suficiente antes de ser usado novamente.
DeQuervain's Tendonitis
De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia da Mão, DeQuervain's Tendonitis é uma condição desenvolvida pela irritação ou inflamação dos tendões do punho na base do polegar. A inflamação faz com que o compartimento que consiste em uma bainha ao redor do tendão inche e aumente, tornando o movimento do polegar e do pulso doloroso. As mães novas são especialmente suscetíveis a isso devido ao cuidado de uma criança, muitas vezes criando um posicionamento inadequado da mão. A dor pode aparecer de forma gradual ou repentina.
Tenossinovite
Os tendões têm uma camada protetora de tecido ao redor deles. Dentro dessa bainha há um revestimento chamado sinóvio. A sinóvia produz um lubrificante chamado fluido sinovial. Com o uso repetitivo ou infecção, a bainha fica inflamada, causando tensão no tendão ou dor com o movimento. Os tendões se recuperam, mas se não forem tratados, podem se romper ou causar danos permanentes. Após uma lesão, exercícios de fortalecimento e mecânica corporal adequada são necessários para evitar a nova lesão.
Prevenção /Solução
A maioria dos tendões lesionados se recupera com repouso, compressas frias e antiinflamatórios. Splinting ou taping para proteger o polegar e tendões de suporte também podem ser necessários. Uma vez que o inchaço, a dor e a inflamação tenham sido resolvidos, exercícios de fortalecimento leves podem ser iniciados. Sempre exercite sem dor. O retorno às atividades repetitivas precisa ser monitorado para não re-agravar os tendões. Uma joelheira de apoio pode ser necessária de forma intermitente para aumentar a resistência.