O Yoga se concentra na criação de movimentos em todas as áreas do corpo, mas as mãos desempenham um papel fundamental no estabelecimento do equilíbrio em muitas poses invertidas e são frequentemente estendidas durante as poses em pé. As mãos também são comprimidas em algumas posições inclinadas ou supinas. Qualquer uma dessas posições pode criar uma sensação de dormência e formigamento. É possível que a dormência e o formigamento nas mãos estejam relacionados à sua prática de ioga. Se for incômodo, escolha poses alternativas que não causem essa sensação. Dormência e formigamento contínuos, no entanto, podem indicar uma condição mais séria que requer atenção médica.
Túnel do carpo e pressão do pulso
Inglés Español Alemania português logo articles banner Síndrome do túnel do carpo e pressão do pulso 08-17-11 Pessoas com síndrome do túnel do carpo, poses de ioga envolvendo mão ou pulso pressão poderia causar dormência ou formigamento, embora a pesquisa científica não tenha validado definitivamente a conexão, de acordo com a IDEA Health and Fitness Association. O uso de talas de pulso ou envolvimentos durante a aula pode fornecer suporte extra para poses de levantamento de peso envolvendo as mãos e os punhos. Indivíduos com túnel do carpo também podem modificar poses para aliviar a pressão e evitar dormência e formigamento. Por exemplo, na postura de Downward Dog, você pode descansar nos antebraços em vez de usar as mãos como apoio. O resto da pose permanecerá o mesmo, com seu cóccix levantado em direção ao teto e suas pernas esticadas pressionando no chão. Porque seu torso será encurtado, levante os pés um pouco para a frente para manter um alongamento através dos tendões.
Poses comuns de Yoga com base na mão
Poses que envolvem comprimir as mãos incluem pose de gorila e pose de gafanhoto. Para modificar a postura do gorila, fique em pé e gire na cintura. Em vez de inserir as palmas das mãos sob os pés para alongar as costas das mãos, permita que as costas das mãos descansem no tapete ou num bloco. Você ainda sentirá um alongamento, mas sem o peso do seu corpo descansando em suas mãos. Em pose de gafanhoto, você estará deitado em sua barriga com as pernas estendidas. Em vez de deitar-se em seus braços e mãos, mantenha-os ao lado do tronco ou estendidos na frente. Quando você inala e levanta o tronco, você ainda vai esticar o peito e desenvolver força nas costas. Mantenha os braços engajados para a construção de força.
Escutando seu corpo
A atenção plena é um dos principais componentes da filosofia iogue. Ouvir seu corpo durante toda a aula pode ajudar a prevenir a superextensão e lesões. Quando sentir desconforto ou dor, recue da postura. Por exemplo, se você está em peixes, posa com as palmas das mãos comprimidas sob os quadris e as mãos começam a formigar desconfortavelmente, deslize as mãos para fora de você e coloque-as ao lado do corpo. Você ainda poderá manter a postura dos peixes mantendo os ombros relaxados longe das orelhas; a postura pode exigir um pouco mais de força do núcleo, já que você não estará mais encostado nos cotovelos em busca de apoio.
Outras possíveis causas
O ioga pode não ser o culpado pelo torpor e pelo formigamento nas mãos. Lesões nervosas ou problemas de circulação são outras possíveis causas para essa sensação, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Radioterapia, diabetes, derrame ou problemas de tireóide também podem ser a causa. A tensão na parte superior do corpo também pode fazer com que suas mãos fiquem dormentes ou formigadas, de acordo com o "Yoga Journal". A síndrome do desfiladeiro torácico, causada por postura inadequada e estresse repetitivo, pode comprimir ou sobrecarregar os nervos que vão do topo da caixa torácica até as mãos. Se estiver sentindo dormência e formigamento crônicos e desconfortáveis em suas mãos, converse com um médico para determinar seus próximos passos.