Concerta (metilfenidato) é um medicamento estimulante prescrito para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças e adultos. Ele acelera a frequência cardíaca e a respiração enquanto aumenta os níveis dos neurotransmissores dopamina e norepinefrina no cérebro. Como pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, a Concerta pode causar efeitos adversos à saúde quando combinada com o estresse físico causado pelo exercício vigoroso.
Existem muitos tipos diferentes de exercícios, cada um com efeitos únicos. no corpo. Exercícios aeróbicos (“cardio”), de sustentação de peso e alongamento são as principais categorias nas quais a maioria das atividades físicas se enquadram.
Exercícios aeróbicos como corrida e caminhada trabalham principalmente nos sistemas cardiovascular e respiratório, enquanto exercícios de sustentação de peso fortalece os músculos. Exercícios de alongamento como ioga e Pilates são projetados para tonificar os músculos, melhorando a respiração e a flexibilidade. Exercícios que consistem em todos os três tipos de exercício são recomendados para melhor aptidão física.
Benefícios
O exercício é necessário para manter o corpo em forma e forte. A falta de atividade física é um importante fator contribuinte para a obesidade, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e muitas outras condições de saúde.
Estimulantes como Concerta, efedrina e anfetaminas são algumas vezes usados como potenciadores de desempenho atletas. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, os estimulantes aumentam significativamente a capacidade anaeróbica e a força de extensão do joelho, ao mesmo tempo que diminuem a dor e a fadiga durante a atividade física, tornando possível treinar mais intensamente por períodos mais longos. O uso de estimulantes como Concerta é visto como uma vantagem injusta por muitas organizações esportivas e é proibido na maioria dos esportes profissionais.
Riscos para a saúde
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, metilfenidato - o ingrediente ativo em Concerta - pode causar hipertensão, hipertermia e batimentos cardíacos irregulares. Ela aumenta a taxa metabólica, o que geralmente resulta em aumento da sudorese. Em combinação com fatores como altas temperaturas e exercícios extenuantes, o Concerta pode aumentar o risco de insolação e desidratação. Concerta também diminui a percepção da dor durante o exercício, tornando mais difícil dizer quando o corpo atingiu seus limites físicos.
O jogador de beisebol Steve Bechler e o ciclista Tom Simpson são trágicos exemplos dos perigos de combinar estimulantes com exercícios. Ambos os homens morreram como resultado da desidratação e hipertermia desencadeada por esforço físico intenso e uso de estimulantes. Enquanto nenhum atleta estava tomando Concerta na hora da morte, as substâncias que eles estavam usando (efedrina e anfetamina, respectivamente) pertencem à mesma classe de drogas que a Concerta e são conhecidas por causar efeitos similares.
Prevenção /Solução
Pacientes que tomam Concerta para tratamento de TDAH e outros transtornos devem ter cautela ao realizar atividades físicas extenuantes. Beba muitos líquidos para evitar a desidratação e evite o exercício em condições extremamente quentes. Aqueça e esfrie adequadamente antes e depois do exercício, e evite exercícios como levantamento de peso imediatamente após tomar Concerta. Exercícios de alongamento suave como a ioga podem ser menos propensos a causar desconforto cardiovascular do que exercícios de alta intensidade aeróbica ou levantamento de peso.
Considerações A FDA considera Concerta uma medicação segura e eficaz para o tratamento de TDAH em pacientes com 6 anos de idade. para 65. É improvável que Concerta cause problemas cardiovasculares graves quando tomado por doentes saudáveis aos quais foi prescrito. As condições cardíacas subjacentes, a ingestão inadequada de líquidos e o uso concomitante de outros estimulantes, como a cafeína, podem aumentar o risco de efeitos adversos durante o uso de Concerta.