casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Exercício para Melhorar a Circulação nas Pernas

É muito simples: a má circulação significa que o sangue em seu corpo não está fluindo adequadamente. O problema pode ser devido à obesidade, diabetes, tabagismo, doenças cardíacas, aterosclerose ou falta de atividade física, mas seja qual for a causa, a maneira de ver melhora é obter o fluxo de sangue. Isso significa exercício.

Os resultados do exercício

O exercício promove melhor fluxo sanguíneo. Quando você se exercita, seus pulmões começam a tomar mais ar e seu coração começa a bater mais rápido, liberando mais oxigênio para o resto do corpo. Qualquer atividade que faça seu coração bater mais rápido melhorará sua circulação. Conforme você continua a se exercitar ao longo do tempo, muitas coisas benéficas acontecem. Por um lado, seu coração se torna mais eficiente em bombear sangue. Além disso, suas células tornam-se mais eficientes no uso desse oxigênio.

Qualquer tipo de movimento resulta em aumento do fluxo sanguíneo, portanto, com isso em mente, você pode escolher qualquer tipo de exercício. No entanto, como a má circulação é muitas vezes um sintoma de outras condições limitantes de saúde, talvez seja necessário começar com alguma atividade básica. Se você tiver problemas crônicos de saúde, consulte os conselhos do seu médico sobre a freqüência, o tempo e o tipo de exercício que é melhor para você. A menos que você tenha problemas de mobilidade, os médicos geralmente recomendam começar com a caminhada. Progresso com Caminhada Andar é um exercício ideal porque não requer nenhuma habilidade ou equipamento especial. Também é fácil escolher a velocidade e a intensidade que funcionam para você. E porque força os músculos das pernas a se contraírem, promove um fluxo sanguíneo saudável para esses membros. Comece seu programa andando o quanto puder; se isso for apenas cinco minutos, tudo bem - a idéia é simplesmente se mexer em um ritmo confortável para você. Idealmente, você deve se exercitar cerca de 30 minutos por dia, mas não se preocupe com os números ainda. Tente caminhar de cinco a dez minutos várias vezes ao dia e, gradualmente, adicione o tempo que puder, até que você consiga administrar 30 minutos de cada vez. Para melhorar ainda mais o funcionamento cardíaco e cardiovascular, adicione colinas, caminhe mais depressa ou até alterne a marcha com jogging.

Outros tipos de exercício físico

Se a sua má circulação ou outros problemas de saúde dificultam a caminhada , você tem outras opções. Bicicleta estacionária fará seu coração bombear e forçar os músculos das pernas a trabalhar. Se uma bicicleta vertical causar desconforto, experimente uma bicicleta estacionária de estilo reclinado. Conforme você fica mais forte e fica mais fácil respirar e se movimentar, tente outras formas de exercício. Você pode começar a andar de bicicleta para ir ao trabalho ou ao supermercado ou usar um aparelho elíptico ou um stepper em sua academia. A hidroginástica e a natação também são benéficas para quem tem dores articulares ou outras condições que dificultam a movimentação.