casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Que mudanças acontecem durante o exercício?

Se você é novo no exercício ou um fanático por exercícios, o exercício afeta seu corpo da mesma maneira. A única diferença real entre um novato e um praticante de elite é a capacidade de trabalho - tanto em termos de duração quanto de intensidade. Onde o corpo de um praticante de elite é adaptado para malhar, o corpo de um novato ainda precisa fazer as mesmas adaptações. Independentemente disso, existem inúmeras coisas acontecendo debaixo de sua pele quando você se exercita.

Respire um sopro

Quando você se exercita, seus músculos exigem mais oxigênio. Para facilitar isso, sua taxa de respiração aumenta, assim como o tamanho de cada respiração, e isso aumenta a ingestão de oxigênio em até 15 vezes acima do normal. A quantidade máxima de oxigênio que você pode absorver, transportar e utilizar durante o exercício é chamada de VO2 max e é uma medida comum de condicionamento aeróbico. Quanto maior o seu VO2 max, maior a sua capacidade de trabalho aeróbico.

O coração da questão

Como aumenta a sua taxa de respiração, o mesmo acontece com o seu ritmo cardíaco, pois trabalha duro para bombear sangue oxigenado para os músculos de trabalho . Uma freqüência cardíaca de 180 a 200 batimentos por minuto não é incomum. A quantidade de sangue bombeado por batida também aumenta, e a combinação de frequência cardíaca e débito cardíaco por batimento é chamada de débito cardíaco. Em um esforço para fornecer o máximo de sangue possível aos músculos em atividade, o fluxo de sangue para os órgãos digestivos e outros sistemas não essenciais é desviado. Vasos sanguíneos se dilatam para permitir o aumento do fluxo sangüíneo, e enquanto a pressão sanguínea tende a aumentar com o exercício, essa vasodilatação ajuda a prevenir a pressão alta excessiva.

Despejando o esqueleto

Em qualquer lugar dois ossos se encontram em seu corpo, uma união ou articulação é formada. Articulações que se movem livremente, como joelhos e ombros, são chamadas de articulações sinoviais, e a extremidade dos ossos que formam uma articulação sinovial é coberta de cartilagem hialina e lubrificada com uma substância semelhante ao óleo chamada fluido sinovial. Produzido sob demanda e especialmente durante o exercício, o líquido sinovial nutre e lubrifica suas articulações, o que resulta em uma maior amplitude de movimento e movimentos mais fáceis. Esta é uma das razões pelas quais é importante se aquecer antes do exercício extenuante. Como o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, eles ficam mais quentes e se contraem, relaxam e se alongam mais facilmente. As fibras musculares são organizadas em grupos chamados unidades motoras e, à medida que você se aquece, fica mais capaz de inervar ou ligar mais unidades motoras simultaneamente. Quanto mais unidades motoras você puder ativar simultaneamente, mais força poderá gerar. É por isso que um peso que parece inicialmente pesado parece menos tarde no seu treino. Para permitir um fluxo sanguíneo ainda mais oxigenado para os músculos, vasos sanguíneos microscópicos chamados capilares se dilatam. Você pode ver isso em uma vermelhidão da pele sobre seus músculos, e seus músculos podem ficar um pouco maiores, já que estão cheios de sangue. Fisiculturistas chamam esse fenômeno de bomba.