O estresse contribui para a hipertensão, dores de cabeça, fadiga, dores nas costas, doenças cardíacas e dificuldade para dormir. Pessoas sob estresse podem experimentar ansiedade ou depressão e ter problemas em seus relacionamentos. O exercício ajuda a aliviar o estresse e pode torná-lo uma pessoa mais saudável.
Estresse no nível celular - O estresse faz com que as células envelheçam mais rápido, o que pode ser uma das razões pelas quais o estresse contribui para a doença e diminui a imunidade. Cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, relataram em maio de 2010 que apenas 42 minutos de exercícios durante três dias poderiam proteger as células do envelhecimento prematuro. Suas células contêm cromossomos que estão envoltos em uma bainha protetora chamada telômero. O estresse encurta os telômeros, diminuindo sua capacidade de proteger os cromossomos. Exercício alonga os telômeros, para que eles forneçam mais proteção. Exercício e relaxamento - Exercício concentra seus pensamentos em algum lugar além de seus problemas. As pessoas falam sobre estar "na zona" quando jogam basquete, corridas, esquiar, nadar ou se envolver em outras atividades de exercícios. Eles se concentram no momento e no que estão fazendo e não em situações estressantes ou problemas intratáveis. Isso encoraja o relaxamento e dissipa o estresse. Ouvir música ou se exercitar com os amigos pode melhorar esse efeito de relaxamento.
Medir o exercício efetivo
A American Heart Association recomenda que você faça exercícios de 30 a 60 minutos por dia na maioria dos dias da semana para uma boa saúde geral. Você não precisa fazer tudo isso em um bloco de uma hora. Você pode dar um passeio no almoço, subir as escadas no seu intervalo e bater na esteira enquanto assiste ao noticiário. As mulheres no estudo da UCSF exercitaram-se três dias por semana durante menos de 15 minutos por dia e continuaram a usufruir dos efeitos redutores do stress do exercício.
A fim de proteger as células, os investigadores da UCSF Descobri que o exercício tinha que ser vigoroso o suficiente para aumentar sua frequência cardíaca. Pense no tipo de exercício que faz você suar, como jogar basquete ou tênis, andar rápido, correr, dançar ou andar de bicicleta. Até jardinagem ou trabalho doméstico vigoroso qualifica. Para maximizar a redução do estresse, encontre uma atividade que você goste que o ajude a relaxar. Algumas pessoas preferem uma aula com amigos; outros escapam do estresse com atividades individuais, como caminhadas.