O sildenafil é um dos fármacos mais conhecidos do mercado, embora as pessoas geralmente não gostem de melhorar o seu objectivo - a fixação da disfunção eréctil. Sua popularidade não é inteiramente devido a esse uso, no entanto. Fisiculturistas e outros atletas tomam isso como uma substância para melhorar o desempenho. Isso é legal no mundo dos esportes - pelo menos a partir de 2010 - mas o status do sildenafil pode mudar. Que iria aterrar esta droga na lista proibida de fisiculturismo, fazendo o seu status o mesmo que os esteróides anabolizantes. Sildenafil é classificado como um vasodilatador e originalmente foi concebido para ser uma ajuda para a hipertensão arterial. No entanto, provou ser eficaz para a disfunção erétil, e atualmente é comercializado para este fim. Funciona relaxando os vasos sanguíneos no pênis, o que melhora o fluxo sanguíneo. Esta propriedade torna atraente para os fisiculturistas também.
Os fisiculturistas tomam sildenafil, ou "vitamina V", como é frequentemente chamado, juntamente com esteróides anabolizantes antes de um treino. A teoria é que a capacidade do medicamento de dilatar os vasos sangüíneos de uma pessoa ajudará a fornecer esses esteróides aos músculos, de acordo com um artigo de "New York Daily News" de junho de 2008. Fisiculturistas que usam aminoácidos, suplementos legais e vitaminas podem operar sob a mesma teoria sobre o sildenafil. Esta droga também neutraliza a impotência que às vezes é causada por injeções de testosterona destinadas a aumentar a massa muscular.
Função
A molécula de óxido nítrico é um componente chave do sildenafil. Muitos suplementos de musculação são construídos em torno desta mesma molécula e são comercializados para uso como vasodilatadores pré-treino. Em geral, um vasodilatador abre ou dilata os vasos sangüíneos. Tal substância funciona diretamente nos músculos das paredes das artérias, impedindo-as de apertar e estreitar as paredes. O resultado - o sangue é capaz de fluir mais facilmente através de suas artérias. Além disso, a pressão arterial é reduzida, porque o coração não tem que bombear tão forte.
Potencial
O sildenafil é tão amplamente utilizado por fisiculturistas e atletas que os funcionários antidoping estão olhando para o seu uso. Alguns especialistas em esportes dizem que o sildenafil é ainda mais popular do que o conhecido suplemento de creatina, relata o "New York Daily News". O Sildenafil poderá, algum dia, ser banido pela Agência Mundial Antidoping, que cria o código mundial antidoping que o fisiculturismo e outras organizações esportivas de todo o mundo utilizam. A partir de 2010, a agência estava estudando os efeitos de melhoria de desempenho da droga. A preocupação da agência é que a droga possa dar a alguns atletas uma vantagem injusta, como os ciclistas, especialmente quando as competições são realizadas em grandes altitudes ou em áreas de alta poluição, como Pequim. A droga pode ser adicionada à lista proibida antes dos Jogos Olímpicos em 2012, de acordo com a BBC News.
Considerações
Os esteróides anabolizantes que alguns fisiculturistas usam em conjunto com o sildenafil já são proibidos de usar em competições de fisiculturismo , embora muitos dos outros suplementos que fisiculturistas usam não são. No entanto, testes de drogas em eventos são aleatórios e fisiculturistas muitas vezes tomam substâncias como diuréticos que podem ajudar a mascarar os resultados do uso de drogas ilegais, de acordo com o artigo Bodybuilding.com de David Robson, “Drogas no Culturismo”. Isso significa que mesmo que o sildenafil aterre no lista proibida, é provável que muitos fisiculturistas continuarão a usá-lo em sua busca por músculos maiores.