O óxido nítrico, ou NO, é uma molécula mensageira que desempenha um papel em seus sistemas muscular e imunológico. NÃO sinaliza os músculos lisos que cercam os vasos sanguíneos para relaxar e dilatar, aumentando o fluxo sanguíneo e aliviando distúrbios como angina e hipertensão. O NO também ativa as células do seu sistema imunológico. Algumas ervas podem aumentar o óxido nítrico naturalmente e podem ser úteis no tratamento de certos distúrbios. Consulte o seu prestador de cuidados de saúde antes de iniciar o tratamento à base de plantas.
Herbal Actions
As ervas aumentam o óxido nítrico e beneficiam você de várias maneiras. Algumas ervas desencadeiam a produção de NO e ativam os macrófagos - um tipo de glóbulo branco envolvido no englobamento e digestão de patógenos invasores. Outras ervas agem como vasodilatadores, aumentando o NO no tecido vascular. O óxido nítrico tem um papel a desempenhar na manutenção de sua saúde, mas o excesso de NO pode ter sérios efeitos colaterais. Verifique com um praticante experiente para aconselhamento sobre a dosagem e preparação de ervas que aumentam o óxido nítrico.
Goosefoot, ou Chenopodium ambrosioides, é uma erva alta nativa da América Central e do Sul, onde é também conhecido como epazote. Os curandeiros tradicionais usam as folhas, raízes e flores para tratar resfriados, leishmaniose, distúrbios menstruais, miomas uterinos e hemorragia uterina. A planta é rica em flavonóides, terpenos e esteróides e tem ação antioxidante e anticancerígena potente. Um estudo publicado na edição de abril de 2007 do "Journal of Ethnopharmacology" descobriu que um extrato de folhas aumentava significativamente a atividade do NO e ativava a produção de macrófagos em animais de teste. Os pesquisadores concluíram que o arrepio afeta positivamente o sistema imunológico, o que poderia explicar sua ação antitumoral e antimicrobiana. Não ingerir o óleo essencial ou usar esta erva durante a gravidez.
Safed Musli
Safed musli, ou Chlorophytum borivilianum, é uma erva perene do oeste da Índia. Os curandeiros ayurvédicos indianos usam os tubérculos como um afrodisíaco, um nervino e um tônico geral. Um estudo publicado na edição de março de 2011 da revista “Andrologia” descobriu que os músculos com segurança aumentaram significativamente a contagem de espermatozóides e o índice de ereção peniana nos animais testados. O estudo demonstra a relação entre ereção peniana e óxido nítrico. Como o NO permite que as paredes dos vasos se relaxem e se dilatem, o aumento do fluxo sanguíneo para o tecido peniano melhora a ereção. O estudo indica que esta erva pode ser útil para inadequações sexuais e melhorar a função reprodutiva. Não use esta erva durante a gravidez, ou combiná-lo com drogas de disfunção erétil. Desmodium Desmodium, ou Desmodium gangeticum, é uma erva perene nativa da Índia. Os curandeiros ayurvédicos usam-no como um tónico cardíaco e para tratar infecções do tracto respiratório superior, vermes e indigestão. Os ingredientes ativos incluem alcalóides, isoflavonas, pterocarpans, esteróis e flavonóides, e a planta possui ação imunomoduladora, relaxante muscular liso, anti-inflamatório e antileishmanicial. Um estudo publicado na edição de junho de 2011 do "Journal of Ethnopharmacology" descobriu que a erva estimula a produção de macrófagos e óxido nítrico. Seu efeito sobre o sistema imunológico aumenta a resistência in vitro contra a infecção pelo parasita conhecido como Leishmania donovani, que causa a doença fatal leishmaniose. Não use esta erva durante a gravidez.