Se você já comeu alimentos condimentados antes, é mais provável que você tenha se deparado com os efeitos de calor de um composto chamado capsaicina, que cria uma sensação de calor na língua. Isso aumenta a temperatura do corpo, o que eventualmente leva a sudorese e lacrimejamento. A capsaicina tem vários outros efeitos em seu corpo.
Metabolismo
Alimentos picantes não só aumentam a temperatura do corpo, mas também podem aumentar o seu metabolismo. Cientistas da Universidade de Daegu, na Coréia, descobriram que ratos que seguem uma dieta rica em gordura com capsaicina tiveram mais reduções na gordura corporal do que ratos alimentados com uma dieta rica em gordura sem capsaicina. Os pesquisadores descobriram que a capsaicina aumenta a produção de proteínas dentro das células de gordura que ajudam a quebrar a gordura, reduzindo assim o tamanho das células de gordura. Além disso, a capsaicina reduziu significativamente a síntese de novas células adiposas, de acordo com uma pesquisa publicada na edição de abril de 2010 do "Journal of Proteome Research." Mais pesquisas sobre seres humanos são necessárias. a pressão força o coração a trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo e danifica os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes aos órgãos. Com o tempo, isso aumenta o risco de adoecer. Pesquisadores da Terceira Universidade Militar de Medicina da China descobriram que a capsaicina aumenta a produção de óxido nítrico, uma molécula de gás que reduz a pressão sanguínea dilatando os vasos sanguíneos e melhorando o fluxo sanguíneo. As descobertas foram publicadas na edição de agosto de 2010 do "Metabolismo Celular".
Possível Carcinógeno
Embora a capsaicina forneça diversos benefícios, ela também pode ter efeitos adversos. Cientistas da Universidade de Utah disseram que a capsaicina pode agir como agente cancerígeno ou causador de câncer. Eles encontraram taxas significativamente mais altas de câncer de estômago e fígado em certos grupos étnico-culturais, como os mexicano-americanos, que consomem grandes quantidades de capsaicina. As descobertas foram relatadas na edição de outubro de 2002 da "Medical Hypotheses".
Efeitos Gastrointestinais
Alimentos picantes podem causar dor de estômago, diarréia, dor de estômago, náusea e gases. Se tiver algum destes sintomas, reduza a ingestão de alimentos condimentados.