Não há escassez de suplementos esportivos nas prateleiras de sua loja de saúde local, alegando melhorar seu desempenho atlético, e o alfa-cetoglutarato de arginina está entre eles. Os fabricantes promovem o AAKG para a construção muscular, melhorando a resistência ao exercício e auxiliando na recuperação dos treinos. Infelizmente, faltam estudos para apoiar essas alegações. Além disso, há relatos de efeitos colaterais adversos. Consulte o seu prestador de cuidados de saúde antes de tomar um suplemento de AAKG.
O que é
A arginina é um aminoácido, e alfa-cetoglutarato é um intermediário no ciclo do ácido cítrico, também conhecido como o ciclo de Krebs. O ciclo do ácido cítrico é uma série de reações que envolvem a quebra da glicose armazenada para produzir trifosfato de adenosina. O ATP é uma molécula de alta energia que fornece combustível às suas células. O ciclo do ácido cítrico desempenha um papel importante no fornecimento da energia que você precisa durante o exercício. Proponentes afirmam arginina alfa-cetoglutarato aumenta a produção de óxido nítrico, melhorando assim o desempenho atlético e ajudando a construir músculos. O óxido nítrico é um gás que o seu corpo produz naturalmente. Ele relaxa o músculo liso, expande os vasos sanguíneos, aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda as células a se comunicarem entre si. Em teoria, o aumento do fluxo sangüíneo para os músculos serve para melhorar a resistência e o desempenho dos exercícios, diminuir o tempo de recuperação e estimular o crescimento muscular. Pesquisadores examinaram o efeito da suplementação com AAKG e publicaram os resultados em agosto de 2011 edição do "Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício". O estudo envolveu 24 homens fisicamente ativos que tomaram 12 gramas de AAKG por dia durante sete dias. Embora o suplemento de AAKG tenha aumentado os níveis de arginina no sangue, isso não se traduz em benefícios ergogênicos como melhora no fluxo sangüíneo ou no aumento do desempenho físico.
Segurança da arginina alfa-cetoglutarato - p
Pesquisadores ainda não estudaram segurança de AAKG. Há relatos de efeitos adversos que exigem visitas hospitalares. Um homem de 33 anos foi internado no hospital com palpitações cardíacas, tontura e vômito depois de tomar um suplemento de AAKG, de acordo com um relatório publicado na revista "Human and Experimental Toxicology", edição de maio de 2009. Dois outros homens, com 21 e 24 anos, apresentaram sintomas semelhantes de um suplemento diferente de AAKG. Os autores sugerem que a dilatação dos vasos sanguíneos pelo aumento do óxido nítrico pode ter contribuído para esses sintomas.