A estévia é uma planta relacionada ao crisântemo nativo da América do Sul. O extrato da planta stevia é usado como uma alternativa natural à sacarose, ou açúcar de mesa. Os defensores da estévia afirmam que ela pode realmente beneficiar sua saúde. Alguns estudos indicam que o consumo excessivo de estévia pode prejudicar os níveis de testosterona em ratos machos, mas não há evidências que mostrem que ele tenha o mesmo efeito em humanos. Benefícios para a saúde
A estévia pode ser benéfica para alguns consumidores porque não contém açúcar. Em vez disso, tem uma substância natural chamada glicosídeos que tem sabor 300 vezes mais doce que a sacarose, ou açúcar de mesa, segundo Renee Loux Underkoffler, autora de Living Cuisine. Diabéticos podem desfrutar de alimentos adoçados com stevia sem experimentar um pico de açúcar no sangue. A estévia não danifica os dentes nem causa cáries. Além disso, a estévia pode ajudar a reduzir a pressão arterial, bem como ajudar a combater danos cardíacos associados à hipertensão arterial, explica o NYU Langone Medical Center.
Efeitos em estudos com animais
Estudos como um estudo de 2008 que apareceu na "Revista Peruana de Biología" demonstram que a estévia pode afetar o nível de testosterona plasmática em ratos de laboratório. Os cientistas acreditam que os glicosídeos, ou a substância edulcorante da estévia, podem afetar os receptores androgênicos, causando uma queda na fertilidade, de acordo com um estudo de 1999 no "Journal of Ethnopharmacology:" A partir do momento da publicação, não há evidências científicas que demonstrem conclusivamente que stevia pode afetar os níveis de testosterona de homens humanos, no entanto.
Efeitos em estudos humanos -
Em março de 2014, nenhum estudo investigou completamente o papel da estévia na regulação dos níveis de testosterona em seres humanos. No entanto, um estudo, publicado no "Journal of Chiropractic Medicine" em 2013 descobriu que tomar um suplemento dietético, composto de estévia e várias outras ervas, não teve efeitos negativos sobre os níveis de testosterona e pessoas que receberam o suplemento e seguiram um peso perda de dieta realmente teve testosterona ligeiramente maior após o estudo concluído. Isso não significa que a estévia aumenta os níveis de testosterona, mas ilustra que ela não parece ter um efeito negativo, quando consumida como parte de um estilo de vida saudável. O NYU Langone Medical Center também observa que o consumo normal de estévia não deve afetar negativamente a fertilidade.
Stevia
Stevia gosto de sacarose, mas tem um leve sabor que é uma reminiscência de alcaçuz. Use stevia onde quer que você use açúcar, como adoçar café. Cozinhar com stevia pode ser mais desafiador porque reage diferentemente em alimentos que sacarose, mas você pode usar isto para aumentar a doçura de comidas como um xarope simples ou adoçar fruta. Se você deseja cozinhar com stevia, tenha em mente que é muito mais doce que o açúcar. Vários livros de receitas de estévia estão disponíveis se você não quiser experimentar por conta própria.
, , ] ]