casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões

Efeitos colaterais do extrato de folhas de estévia

Todo mundo parece estar procurando o adoçante artificial de melhor sabor, a fim de remover a quantidade excessiva de açúcar em seus alimentos. Diabetes e obesidade estão em ascensão, então essa revelação não é surpresa. A estévia tem sido usada por séculos em diferentes culturas para adoçar alimentos e bebidas, por isso era apenas uma questão de tempo antes de chegar aos Estados Unidos. O extrato é derivado da planta stevia, que é um pequeno arbusto nativo da América do Sul. Ele foi originalmente usado para adoçar chá por tribos na América do Sul, e se espalhou para outros continentes rapidamente como foi descoberto. Pensa-se que a estévia pode ter um efeito adverso sobre o corpo &o metabolismo natural. Este efeito colateral pode ser prejudicial para pacientes que estão abaixo do peso ou sofrem de problemas de açúcar no sangue. Quando o alimento é consumido, ele é decomposto em glicose e carboidratos, que são absorvidos pelo corpo em busca de energia. A rapidez com que isso ocorre é considerado o metabolismo do corpo. Acredita-se que quantidades excessivas de estévia podem bloquear a absorção de glicose e carboidratos, resultando em problemas de peso, perda de energia e baixa taxa de açúcar no sangue.

Câncer

Existem estudos científicos que mostram a estévia. mudanças na corrente sanguínea de ratos em um composto que promove certos tipos de câncer. Embora isso tenha sido provado em ratos de laboratório, não há evidências para provar que poderia ocorrer em humanos.

Possíveis problemas reprodutivos

Na Europa, os cientistas têm testado os efeitos colaterais da estévia em camundongos , também. Os testes específicos que eles vêm realizando dizem respeito ao sistema reprodutivo. Os testes mostram que os ratos que foram alimentados com grandes quantidades de extrato de estévia tiveram uma redução na contagem de espermatozóides. Houve também problemas com os ratos de laboratório femininos. Quando esses animais receberam grandes quantidades de estévia durante a gravidez, seus bebês eram muito menores do que o normal. Embora esse efeito colateral ocorra em camundongos, ele não foi provado em seres humanos. Interações medicamentosas Uma coisa que as pessoas podem não perceber é a possibilidade de interações medicamentosas durante o uso do extrato de estévia. Stevia foi mostrado para reduzir a pressão arterial quando tomado em grandes quantidades. Isso pode representar um sério risco quando consumido com medicamentos que diminuem a pressão arterial. Deve-se sempre conversar com seu médico antes de consumir estévia para ver se isso poderia ser arriscado.