A estévia tem uma longa história de uso como agente adoçante em alimentos e bebidas. Na década de 1970, os fabricantes japoneses desenvolveram um extrato de estévia para substituir o açúcar em vários alimentos e bebidas. Nos últimos anos, tem crescido em popularidade nos Estados Unidos também. A estévia geralmente parece segura quando consumida como parte de sua dieta, embora consumir grandes quantidades em forma suplementar possa representar alguns riscos.
Gravidez, aleitamento e fertilidade |
O Memorial Sloan Kettering Cancer Center adverte contra o uso de stevia se você está grávida. Verifique com seu médico antes de usar stevia se você estiver amamentando também. Beth Israel diz que a stevia foi supostamente usada para prevenir a gravidez, o que levantou preocupações de que isso poderia afetar a fertilidade. Acrescenta, no entanto, que "a maioria, embora não todos", estudos em animais indicam que não afeta a saúde reprodutiva masculina ou feminina.
Efeitos no Açúcar no Sangue e na Pressão Sanguínea
Drugs.com diz que animais e humanos Estudos sugerem que certos componentes da estévia podem reduzir os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Nem todos os estudos encontraram esses benefícios, no entanto. Embora seja improvável que você consuma stevia suficiente para igualar a quantidade de componentes ativos necessários para produzir esses efeitos, você deve ter isso em mente se tomar medicamentos para tratar essas condições. Se você tomar em forma suplementar, no entanto, poderia revelar-se problemático, como um extrato concentrado conterá quantidades maiores desses agentes ativos.
Consumindo substâncias naturais que reduzem o açúcar no sangue ou a pressão arterial ao mesmo tempo que você toma medicamentos usados para esses fins podem causar quedas perigosas. Você pode precisar de ajustes de dosagem em seus medicamentos para compensar os efeitos da estévia. Apenas o seu médico pode determinar com segurança os ajustes de dosagem aos seus medicamentos - não faça isso sozinho.
Efeitos colaterais
A estévia não tem efeitos adversos significativos associados a ela. Sloan-Kettering observa um estudo de estévia no qual quatro participantes experimentaram dores musculares, plenitude abdominal, náusea, fraqueza anormal e falta de energia.
Outras preocupações de segurança
Devido a seus potenciais efeitos sobre a pressão sanguínea, a estévia pode também afeta outros aspectos do sistema cardiovascular. Se você tiver algum tipo de problema cardíaco, Beth Israel adverte contra o uso de quantidades elevadas de extrato de estévia sem supervisão médica. Se você tem doença hepática ou renal, não use grandes quantidades de stevia sem falar primeiro com seu médico, pois esses órgãos - particularmente quando operando em estado de doença - têm uma sensibilidade especial ao que você coloca em seu corpo.