Terapias de ponto de pressão, como acupuntura, acupressão e reflexologia, têm raízes que se acredita que se estendem por milhares de anos. As práticas são frequentemente associadas com práticas de cura asiáticas, embora existam pictografias sugerindo que os egípcios praticavam a massagem nos pés desde 2500 a.C. Na medicina ocidental, usar o toque como meio de cura remonta ao século V a.C., com os ensinamentos de Hipócrates sobre o poder da massagem para curar e ajudar no crescimento dos tecidos. Nos anos 30, a fisioterapeuta Eunice Ingham desenvolveu mapas dos pontos de pressão nos pés depois de descobrir que o pé é uma das partes do corpo mais responsivas à terapia por ponto de pressão.
Pontos de Pressão: Uma Definição de Trabalho
Pressão Acredita-se que os pontos no pé correspondam a diferentes órgãos, ossos e sistemas do corpo. Na reflexologia ou acupressão, esses pontos são massageados para estimular a parte do corpo correspondente. A prática não é usada como tratamento curativo; em vez disso, as terapias de ponto de pressão são usadas como terapias complementares para apoiar a saúde geral e aliviar o desconforto associado a certas condições. Embora não haja muita pesquisa científica, os profissionais acreditam que estimular esses pontos de pressão tem muito mais benefícios à saúde e efeitos positivos do que uma simples massagem nos pés, que visa relaxar os músculos do pé.
Pontos de Pressão no Pé
Embora identificar pontos de pressão no pé seja complexo, em sua forma mais básica, cada pé corresponde a órgãos, ossos e sistemas nesse lado do corpo. Pontos diferentes estão localizados no pé interno e externo, bem como na parte inferior e superior de cada pé. A maioria dos mapas de pontos de pressão os separa ainda mais para identificar partes específicas do pé que estimulam regiões específicas do corpo e ainda mais para identificar partes específicas do corpo. Por exemplo, tudo acima da base dos dedos corresponde à linha do ombro do corpo, incluindo a cabeça, seios, mandíbula, dentes, orelhas e garganta. A ponta do dedão do pé corresponde tipicamente ao cérebro, enquanto a base do dedão do pé se relaciona com o pescoço.
Técnicas de ativação de pontos de pressão
Ao contrário das técnicas tradicionais de massagem, que são tipicamente movimentos maiores, como acariciar, amassar ou bater, a massagem de pontos de pressão usa micromovimentos menores para criar respostas no corpo. Uma das técnicas mais básicas para ativar um ponto de pressão no pé é simplesmente pressionar o ponto por 10 segundos, três vezes seguidas. Outras técnicas básicas incluem segurar o ponto de pressão com o polegar eo dedo para pressioná-lo e passar os dedos por uma área específica, como o pé interno ou externo, enquanto aplica pressão constante.