Se você tem pressão alta, você está longe de ficar sozinho. Cerca de um terço dos adultos nos Estados Unidos têm pressão alta, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Losartan (Cozaar) pertence a uma classe de medicamentos chamados bloqueadores dos receptores da angiotensina, ou ARBs. Recomenda-se como uma opção de primeira escolha para tratar a hipertensão arterial pelas diretrizes do Comitê Nacional Conjunto de 2014. Ao bloquear os receptores de angiotensina nos vasos sanguíneos e em outros locais do corpo, o losartan leva a efeitos que reduzem a pressão arterial. Estes efeitos incluem a prevenção da constrição dos vasos sanguíneos, redução da retenção de água pelos rins e diminuição da atividade do sistema nervoso simpático.
Efeitos dos Vasos Sanguíneos
Losartan atua bloqueando os receptores da angiotensina. A angiotensina é uma substância produzida pelo organismo para manter a pressão arterial quando se liga aos seus receptores nos tecidos do corpo. Quando a angiotensina se liga a receptores encontrados nos vasos sanguíneos, ela faz com que os vasos se contraiam. Isso causa um aumento na pressão sanguínea. Em circunstâncias normais, esse mecanismo garante o fluxo sanguíneo normal. Em pessoas com pressão arterial elevada, este mecanismo proporciona uma oportunidade para diminuir a pressão arterial. Quando o losartan se liga aos receptores da angiotensina, não deixa espaço para a angiotensina se ligar. Desta forma, o losartan mantém os vasos sanguíneos relaxados e a pressão arterial não aumenta.
Efeitos da aldosterona
O losartan também bloqueia os receptores da angiotensina nas glândulas supra-renais, que se situam no topo dos rins. As glândulas supra-renais produzem vários hormônios que servem várias funções no corpo. Losartan bloqueia a capacidade da angiotensina para causar a liberação adrenal de um hormônio chamado aldosterona. A aldosterona estimula os rins a aumentar o teor de água e sódio no organismo. A água e o sódio adicionados expandem o volume sanguíneo, o que aumenta a pressão sanguínea. Ao bloquear os receptores de angiotensina nas glândulas supra-renais, o losartan interfere com esse mecanismo de aumento da pressão arterial.
A pressão sangüínea é afetada por um ramo do sistema nervoso chamado sistema nervoso simpático. . Quando as mensagens desse ramo do sistema nervoso aumentam, a pressão sanguínea aumenta. Isso ocorre porque o aumento da atividade do sistema nervoso simpático faz com que o coração bombeie mais sangue e os vasos sanguíneos se contraiam. A angiotensina aumenta a atividade do sistema nervoso simpático. Ao inibir a atividade da angiotensina, o losartan bloqueia o aumento da entrada do sistema nervoso simpático no coração e nos vasos sangüíneos, o que impede o aumento da pressão arterial relacionada a esse mecanismo.
Avisos e precauções - De acordo com a US Food e administração de medicamentos aprovou a informação de prescrição, losartan é geralmente bem tolerada, mas os efeitos colaterais são possíveis. Os efeitos colaterais mais comuns incluem fadiga, dores musculares, tontura e diarréia. Os efeitos colaterais graves, mas raros, incluem reações alérgicas, inchaço dos lábios ou garganta, insuficiência hepática, insuficiência renal e uma queda nos glóbulos vermelhos e /ou brancos. Fale com o seu médico se sentir novos sintomas enquanto estiver a tomar losartan. No entanto, é importante não parar de tomar o seu medicamento sem a aprovação do seu médico.
Losartan pode ferir o bebê em desenvolvimento durante a gravidez, especialmente durante o quarto ao nono mês. Procure atendimento médico imediato se tiver inchaço da língua, face ou lábios - especialmente se tiver dificuldade em respirar.