O Triam /Hctz é uma combinação dos medicamentos triamterene e hidroclorotiazida. Esses medicamentos são diuréticos potentes, o que significa que reduzem a quantidade de líquido no corpo aumentando o volume de urina. Estes medicamentos podem ser usados para tratar a hipertensão arterial, diminuindo o volume de líquido do sangue. Embora estas drogas são geralmente consideradas seguras, existem alguns efeitos colaterais que devem ser observados.
Gastrointestinal
Muitos dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso de triamterene e hidroclorotiazida afetam o sistema gastrointestinal. Alguns destes são relativamente leves e incluem náuseas, vômitos, alterações no apetite ou paladar, diarréia e constipação, observa RxList. Outros efeitos colaterais incluem irritação do estômago, que pode causar dor abdominal crônica. Essa combinação de medicamentos também pode resultar em inflamação do pâncreas, também conhecida como pancreatite, que pode causar uma dor aguda na parte superior do abdome, que piora quando a comida é ingerida. Os pacientes também podem desenvolver icterícia colestática intre-hepática, que pode causar o amarelecimento da parte branca dos olhos e da pele.
Cardiovascular
Há vários efeitos colaterais cardiovasculares associados ao uso de triamterene e hidroclorotiazida, Drugs.com relatórios. Estes incluem taquicardia, que é um ritmo cardíaco elevado, e hipotensão ortostática, que é uma condição na qual a pressão arterial cai quando o paciente se levanta subitamente de uma posição reclinada. Ambos os efeitos colaterais são atribuíveis à perda de volume de sangue que esses medicamentos causam. Os pacientes também podem ter problemas respiratórios e desenvolver dor no peito. Os homens que tomam este medicamento também podem sentir impotência, explica a EMedTV, que também pode ser causada pela perda de líquido que pode prejudicar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais. O sistema nervoso pode desencadear a sonolência, o triantereno e a hidroclorotiazida. Outros efeitos colaterais neurológicos incluem boca seca, tontura, dor de cabeça, ansiedade, formigamento ou dormência, agitação e depressão.
Hematológicas
Há várias alterações no sangue que podem ser o resultado do uso de triantereno. e hidroclorotiazida. Estes incluem uma forma de anemia conhecida como anemia megaloblástica em que há um grande número de glóbulos vermelhos imaturos na circulação. Pacientes que tomam esses medicamentos também podem experimentar uma deficiência nos glóbulos brancos, o que pode resultar em um sistema imunológico enfraquecido. A trombocitopenia, que é uma diminuição do número de plaquetas, também foi observada e resulta em uma tendência a machucar ou sangrar mais facilmente.
Hipersensibilidade
A combinação de hidroclorotiazida e triantereno pode resultar em uma coceira erupção cutânea, também conhecida como urticária. A erupção pode parecer semelhante à causada pelo lúpus. A anafilaxia, uma condição na qual a garganta incha, também foi observada. Isso pode causar dificuldade para respirar, rouquidão, problemas de deglutição e uma condição com risco de vida conhecida como choque anafilático. Os pacientes que tomam esses medicamentos também podem achar que a pele deles é mais sensível ao sol, reporta a EMedTV.