Abuso Potencial
Phentermine tem o potencial para dependência de drogas e alguns pacientes podem abusar da medicação. O paciente deve usar a medicação exatamente como indicado por um profissional de saúde e nunca deve compartilhar medicamentos com outra pessoa. A medicação não deve ser descontinuada repentinamente em pacientes que tomaram o medicamento por longos períodos de tempo; em vez disso, a dose deve ser gradualmente diminuída ao longo do tempo. De acordo com a "Farmacoterapia: uma abordagem fisiopatológica", a fentermina é contra-indicada em pacientes com histórico de uso de cocaína, fenilcetidina e metanfetaminas. | Pressão alta | Phentermine pode causar um aumento na pressão sanguínea e seu uso é não recomendado em pacientes com hipertensão leve. É contra-indicado em pacientes com hipertensão moderada e grave. O paciente pode apresentar um aumento perigoso da pressão arterial quando a fentermina é administrada com um inibidor da monoamina oxidase, ou MAO, como isocarboxazida, fenelzina, selegilina, rasagilina, furazolidona ou tranilcipromina. Drugs.com explica que o paciente não deve tomar phentermine se ele tomou um inibidor da MAO nos últimos 14 dias para evitar esse efeito. Outros medicamentos para a dieta, como a dexfenfluramina, também devem ser evitados quando se utiliza fentermina para evitar uma doença pulmonar rara, mas fatal, chamada hipertensão pulmonar primária, a HPP. A HPP é um aumento na pressão nas artérias que levam aos pulmões. O paciente deve falar com um profissional de saúde antes de usar qualquer outro medicamento para evitar complicações. A fentermina pode causar palpitações e batimentos cardíacos irregulares. A medicação é contraindicada em pacientes com doenças cardíacas, como batimentos cardíacos irregulares e insuficiência cardíaca congestiva. Um médico pode determinar se a fentermina é segura para o paciente.
Transtornos psiquiátricos
Os pacientes com transtornos psiquiátricos, como esquizofrenia e doença bipolar, podem experimentar um agravamento dos sintomas com o uso de fentermina. O "Drug Information Handbook" afirma que a medicação deve ser usada com cautela nesses indivíduos.
Glaucoma
Phentermine pode causar uma dilatação excessiva das pupilas. “Farmacoterapia” explica que a dilatação pode piorar o glaucoma; portanto, pacientes diagnosticados com glaucoma não devem receber fentermina.
, , ] ]