Embora exista uma certa quantidade de conhecimento convencional ligando o açúcar aos pesadelos, é difícil obter evidências confiáveis desse efeito. Se você ou seus filhos tiverem tido pesadelos depois de comer muito açúcar, a associação pode parecer natural para você. No entanto, o açúcar em si não exerce nenhum efeito direto sobre os sonhos. Comer demais pode afetar outras condições, como a hipoglicemia, que pode influenciar os sonhos.
Estudos de alimentos e pesadelos
Um artigo de 2000 no "Jornal da mente e do corpo" cita vários estudos que tentou determinar a relação entre comer antes de dormir e os sonhos. Vários dos estudos indicaram que comer e comer demais antes de dormir pode aumentar a atividade das ondas cerebrais, e que essa atividade aumentada pode aumentar a vivacidade dos sonhos, incluindo pesadelos. O artigo dá ênfase ao efeito que os alimentos não saudáveis podem ter, mas não indica apenas o açúcar como causa principal de pesadelos. Outros produtos químicos na indústria de alimentos doces e lixo Os outros produtos químicos podem influenciar seus sonhos. Por exemplo, os adesivos de nicotina são às vezes embalados com um aviso de que podem causar sonhos vívidos ou incomuns. Enquanto junk food não contém nicotina, pode ter outros ingredientes que tenham efeitos semelhantes. Doces e doces com chocolate conterão teobromina e cafeína. Esses produtos químicos podem interromper o sono em quantidades suficientes, e tal perturbação pode levar a pesadelos.
Sensações externas durante o sono
Você pode estar familiarizado com o efeito ocasional que influências externas podem causar nos sonhos. Se um telefone tocar, por exemplo, alguém dormindo nas proximidades pode sonhar com um telefone tocando. Se um rádio relógio estiver ligado, isso pode causar sonhos sobre a música que toca. Alimentos açucarados podem ter uma influência semelhante nos sonhos, causando uma ou mais sensações físicas, e uma criança sonhadora pode estar vagamente ciente desses sentimentos enquanto dorme. Por exemplo, a criança pode experimentar propriedades estimulantes do açúcar. Sua mente inconsciente pode então interpretar a estimulação como esforço físico ou excitação dentro de seus sonhos. A indigestão, que pode causar dor esofágica ou dor de estômago, pode também levar a sonhos em que a dor é sentida e interpretada pela mente inconsciente. Nem toda criança experimenta esses efeitos físicos de junk food, e aqueles que o fazem podem não ter sonhos ruins, então a extensão em que a influência física do açúcar no corpo se traduz em pesadelos varia de criança para criança.
Blood Sugar and Dreaming
De acordo com MayoClinic.com, o nível de açúcar no sangue de uma criança pode influenciar seus sonhos. Quando o açúcar no sangue fica baixo durante o sono, uma condição conhecida como hipoglicemia diabética pode ocorrer. Alguns dos sinais e sintomas da hipoglicemia diabética incluem pesadelos, transpiração e fadiga ao acordar. Outros aspectos do diabetes, como o chamado "efeito do alvorecer", explicam um aumento inexplicável dos níveis de açúcar no sangue durante a madrugada, o que também pode influenciar os sonhos de uma criança. Diabetes pode ter efeitos graves sobre a saúde do seu filho. Então, se ela apresentar esses sintomas e você não puder isolar uma causa alimentar, você deve consultar um profissional médico sobre a possibilidade de diabetes.