Trigonella foenum-graecum, conhecido como feno-grego, tem sido usado como um tempero e um remédio herbal em todo o Oriente Médio. As pessoas colhem e assam sementes secas da planta para dar sabor a alimentos e para fins medicinais. Vários componentes do feno-grego são responsáveis por seus efeitos benéficos, incluindo a regulação do açúcar no sangue e redução do colesterol.
Identificação
A composição do feno-grego inclui um grande número de componentes químicos, como observado pelo Memorial Sloan-Kettering Cancer Centro. Eles incluem proteínas e aminoácidos, flavonóides, saponinas e saponinas esteroidais, cumarina, lipídios, vitaminas, minerais, fibras galactomananas e alcalóides, como a trigonelina. Os extratos estão disponíveis padronizados para conter 50% de saponinas ou 20% do aminoácido 4-hidroxiisoleucina.
Benefícios do açúcar no sangue
As saponinas no feno-grego podem diminuir a absorção de glicose no trato digestivo, e podem ser parcialmente responsáveis por o efeito da erva de reduzir o açúcar no sangue. Os componentes trigonelina, ácido nicotínico e cumarina também têm atividade hipoglicêmica. Trigonelina fornece ácido nicotínico, ou niacina, durante o processo de torrefação de sementes. O aminoácido 4-hydroxyisoleucine foi mostrado para aumentar a secreção de lin em estudos com animais, de acordo com o MSKCC.
Diabetes e Fibra
Galactomanan fibra é outro componente fenugreek que pode diminuir a absorção de glicose do trato gastrointestinal . Um estudo publicado na edição de abril-junho de 2005 do Jornal do Sul Asiático de Cardiologia Preventiva observou que a inclusão de fibras na dieta melhora a tolerância à glicose em pacientes diabéticos. Estes alimentos diminuem o aumento do açúcar no sangue após as refeições e também diminuem a quantidade de medicação necessária. Pesquisa observada neste estudo indica que o tipo de fibra de goma na semente de feno-grego é mais eficaz na redução do açúcar no sangue.
Potencial
Fenugreek também tem propriedades de redução de colesterol e hipolipemiantes, como observado pelo MSKCC . Fibras galactomananas e saponinas podem diminuir a absorção de ambos no trato digestivo, semelhante aos seus efeitos sobre a absorção de glicose. Além disso, a pesquisa com animais mostra que o feno-grego tem efeitos protetores contra o dano hepático causado pelo álcool, de acordo com o MSKCC, e estudos de laboratório mostram que o feno-grego tem propriedades anticancerígenas, antimicrobianas e antiparasitárias. Os componentes do feno-grego responsáveis pela redução do açúcar no sangue também podem causar hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, em pessoas que tomam medicamentos para regular seus níveis de glicose. Indivíduos diabéticos que tomam feno-grego devem monitorar o açúcar no sangue para ver se eles precisam de ajustes de dosagem de medicamentos, alerta o MSKCC. O componente cumarina do feno-grego pode levar ao aumento do sangramento em pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes, como a varfarina ou a heparina. Além disso, o tipo de fibra no feno-grego pode interferir na absorção de medicamentos por via oral.