O colesterol é um lipídio, que é uma substância cerosa, semelhante à gordura, produzida pelo fígado e obtida pela ingestão de certos alimentos. Embora você possa pensar apenas em colesterol em termos de doenças cardíacas e derrames, na verdade é uma parte essencial de sua estrutura geral e saúde. O colesterol é uma parte importante de suas membranas celulares e a formação de certas substâncias em seu corpo. Sem colesterol, seus hormônios sexuais se esgotariam e a estrutura de sua célula enfraqueceria.
Transporte Celular
As células do seu corpo têm suas próprias tarefas a desempenhar. Alguns têm uma quantidade limitada de funções, enquanto outros podem servir a vários propósitos. Para executar essas tarefas, suas células precisam de energia. Um dos jogadores mais importantes na energia da sua célula é o oxigênio. Sua necessidade de respirar é, na verdade, a necessidade de oxigênio das suas células. Moléculas, como oxigênio, sódio ou potássio, e solutos precisam passar pela membrana celular para que a célula funcione. A passagem, ou permeabilidade, é regulada por proteínas, lipoproteínas e colesterol dentro da membrana da célula, que mantém uma certa fluidez, um estado conhecido como cristal líquido. De acordo com o Journal of General Physiology, uma membrana menos fluida não será tão permeável a fluidos ou a outras moléculas.
Estrutura da membrana celular
As células do seu corpo podem ser pequenas, mas sua importância geral é extremamente grande. A estrutura celular começa com a membrana, que é composta de duas camadas de fosfolipídios, proteínas e colesterol. Os fosfolipídios têm duas extremidades, uma extremidade que gosta de água, hidrofílica e outra que não, ou hidrofóbica. As extremidades hidrofóbicas se enfrentam, com as extremidades hidrofílicas apontando para fora. As proteínas estão espalhadas pelas camadas fosfolipídicas, assim como as moléculas de colesterol. De acordo com Clinton Community College, o colesterol está presente na membrana em quantidades quase iguais aos fosfolipídios, e desempenha um grande papel na permeabilidade da membrana. Função: A membrana celular funciona para fornecer estrutura, fluidez e proteção para as estruturas celulares internas. Permite a passagem de certas moléculas para dentro e para fora da célula. Colesterol em si é incorporado na membrana e adiciona estrutura e um pouco de solidez à membrana permeável. Sem colesterol, mais fluidos e moléculas poderiam vazar para dentro e para fora da célula, o que poderia interferir na sua função. O colesterol também impede a transição da membrana para um estado cristalino em temperaturas mais baixas, permitindo que a célula mantenha um pouco de sua fluidez.
Segundo o site Bioquímica do Metabolismo, a estrutura bioquímica do colesterol tem uma rigidez sistema de anel e uma cauda curta de hidrocarboneto ramificado. Dentro de uma membrana celular, ela é orientada de modo que seu grupo hidroxila seja apontado para fora, enquanto seu sistema de anel hidrofóbico está dentro da membrana, com as caudas de ácido graxo do fosfolipídeo. As cabeças de ácidos graxos dos fosfolipídios formam ligações de hidrogênio com o grupo hidroxila do colesterol. A rigidez do colesterol diminui a mobilidade das caudas de hidrocarbonetos dos fosfolipídios. As membranas fosfolipídicas com alta concentração de colesterol têm uma fluidez intermediária entre o cristal líquido e os estados cristalinos.
Evidence
Em um estudo de janeiro de 2008 publicado no Journal of General Physiology, o Dr. John Mathai e colegas estudaram a permeabilidade das membranas celulares na tentativa de identificar mais precisamente os fatores de permeabilidade. Embora anteriormente pensado para ser afetado pela espessura da membrana, os pesquisadores descobriram que a permeabilidade à água se correlaciona mais fortemente com a área de lipídios dentro da própria membrana. As moléculas de colesterol desempenharam um papel importante na permeabilidade da água; A adição de colesterol diminuiu a permeabilidade das membranas à água. , , ] ]