O colesterol alto continua a ser uma questão de saúde preocupante nos Estados Unidos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, pouco mais de um terço dos adultos americanos com mais de 20 anos tinham níveis elevados de colesterol LDL, ou "ruim". Desse número, menos da metade está sendo tratada para controlar sua condição e reduzir o risco de doença cardíaca. As estatinas são uma classe de medicamentos usados para baixar os níveis de LDL e colesterol total. O IMS Institute for Healthcare Informatics estima que os americanos gastaram quase US $ 20 bilhões em 2010 em medicação para colesterol. No entanto, essas drogas diferem em sua solubilidade.
O que são drogas estatinas?
drogas estatinas incluem nomes conhecidos como Lipitor e Crestor. Essas drogas reduzem o colesterol total para reduzir o risco de ataque cardíaco ou derrame, visando o fígado e seu papel na produção de colesterol. Essas drogas podem ser gordas ou solúveis em água, denotando a substância na qual elas se dissolvem. Essa diferença básica pode causar um impacto nos efeitos dessas drogas. As estatinas lipossolúveis incluem lovastatina, sinvastatina e atorvastatina. As estatinas solúveis em água incluem pravastatina, fluvastatina e rosuvastatina. Essas drogas podem estar disponíveis como genéricos ou como medicamentos de marca, dependendo do tipo.
A preocupação em relação à sua solubilidade repousa sobre os possíveis impactos que eles têm na função cerebral. Normalmente, seu cérebro é protegido pela barreira hematoencefálica que impede a entrada de toxinas nos tecidos do cérebro. Estatinas solúveis em água não podem entrar em seu cérebro, mas as estatinas lipossolúveis podem. Além do fígado, o cérebro também produz colesterol. A questão é se as estatinas solúveis em gordura podem ou não afetar a função cerebral.
Colesterol e Cérebro
Seu cérebro usa colesterol para produzir neurotransmissores. Esses produtos químicos fornecem um meio para os impulsos nervosos viajarem. Eles regulam algumas das funções básicas mais básicas da vida. Por exemplo, a serotonina regula o sono e a pressão sanguínea. A noradrenalina afecta a resposta de luta ou fuga do seu sistema nervoso ao stress e estímulos do ambiente. Se as estatinas reduzirem o colesterol total, a preocupação é o seu impacto no colesterol cerebral e seus usos.
Evidências
Cientistas estão investigando essa questão das estatinas e do cérebro. Um estudo realizado pelo Parque Tecnológico de Ciências da Saúde, na Espanha, publicado na edição de janeiro de 2011 do "Journal of Alzheimer's Disease", descobriu que estatinas lipossolúveis fornecem um efeito protetor sobre o cérebro, embora o mecanismo preciso não seja claro. . Os pesquisadores testaram nove drogas estatinas e descobriram que a sinvastatina, vendida como Zocor, forneceu a melhor proteção. O fato de esses medicamentos estatais serem solúveis em gordura pode significar que eles oferecem benefícios adicionais à saúde do que os medicamentos solúveis em água. Se tiver dúvidas, discuta o uso de estatinas com o seu médico.