O colesterol é um importante lipídio para o corpo, porque é uma parte das membranas celulares e também pode ser usado para fazer certos tipos de hormônios conhecidos como hormônios esteróides. O colesterol no sangue, no entanto, pode resultar em doença cardiovascular. Níveis elevados de LDL significam que uma pessoa tem uma alta concentração de uma forma particular de colesterol, o que é especialmente perigoso.
Lipoproteínas
Quando o colesterol está no sangue, é empacotado em complexos conhecidos como lipoproteínas. As lipoproteínas são produzidas pelo fígado e são feitas de colesterol, proteínas e triglicérides, que são outra forma de lipídio. As lipoproteínas são necessárias para o colesterol viajar no sangue porque os lipídios não se misturam bem com o ambiente aquoso do sangue.
Lipoproteína de Baixa Densidade
A lipoproteína de baixa densidade, que também é conhecida como LDL, é um tipo de lipoproteína. A lipoproteína de baixa densidade também é conhecida como o colesterol "ruim", porque essa lipoproteína pode fazer com que o colesterol seja depositado nas paredes das artérias. Quando o colesterol é depositado nas paredes das artérias, as artérias tornam-se rígidas e estreitas. Se isso acontecer nas artérias coronárias, elas podem ficar bloqueadas, levando à diminuição do fluxo sangüíneo e a um ataque cardíaco, explica a American Heart Association.
Os níveis de lipoproteínas de baixa densidade no sangue são geralmente medidos. como parte de um teste conhecido como perfil lipídico, relatórios LabTestsOnline. Este exame de sangue mede os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, que podem levar a doenças cardíacas, bem como outro tipo de lipoproteína conhecida como lipoproteína de alta densidade ou HDL. HDL pode impedir que o colesterol se acumule nas paredes das artérias, porque funciona como um removedor de colesterol.
Idealmente, os níveis de colesterol LDL são menos de 100 miligramas por dL de sangue, explica LabTestsOnline. Entre 130 e 159 miligramas por dL de sangue é considerado alto. Os níveis entre 160 e 189 miligramas por dL de sangue são classificados como altos, e qualquer coisa acima disso é considerada muito alta.
Reduzindo o LDL
Os pacientes que têm LDL alto podem reduzi-lo de várias maneiras. . Uma dieta saudável com baixo teor de gordura saturada e colesterol pode ajudar a diminuir os níveis de LDL, explica o National Heart Lung and Blood Institute. Perder o excesso de peso e fazer exercícios regularmente também pode reduzir os níveis de LDL na maioria dos pacientes. Existem também muitos medicamentos diferentes que podem reduzir os níveis de LDL.