O aumento do nível de colesterol no sangue, ou a contagem de colesterol, é um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Um estudo publicado na edição de agosto de 2009 da "BfR Opinion" examina o efeito da glucosamina sobre os níveis de colesterol em resposta a preocupações de que este produto possa afetar adversamente sua contagem de colesterol. A glucosamina é um suplemento utilizado por algumas pessoas para tratar a osteoartrite.
Glucosamina e o organismo
A glucosamina - formada no corpo através da combinação de glicose com o aminoácido glutamina - é utilizada na produção de compostos encontrados em membranas mucosas, tendões, cartilagem, líquido sinovial, ligamentos, válvulas cardíacas, vasos sanguíneos e outros sistemas do corpo, de acordo com a Vitamin and Herb University, um site com informações sobre suplementos alimentares. Como suplemento, a glucosamina é mais frequentemente usada por aqueles que sofrem de osteoartrite; por conta própria ou em conjunto com outro composto, sulfato de condroitina.
Osteoartrite
Osteoartrite, também conhecida como osteoartrose, é uma condição degenerativa causada pelo desgaste gradual das cartilagens articulares ao longo do tempo. A osteoartrite é a forma mais prevalente de artrite, e não há cura para essa condição, que piora com o tempo. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, os sintomas da osteoartrite incluem rigidez, sensibilidade ou dor nas articulações, perda de flexibilidade, esporões ósseos ou sensação de ranger nas articulações. Muitos tratamentos estão disponíveis para controlar o desconforto desta doença, e os suplementos de glucosamina são um dos remédios alternativos considerados pelas pessoas.
Glucosamina e Colesterol
A Agência Dinamarquesa de Medicamentos, conforme observado na "Opinião BfR" estudo, relatou o aumento dos níveis de colesterol em seis pacientes que tomaram glucosamina em 2004. Outro relatório da mesma agência em 2005 indicou que um estudo de 212 pacientes que tomavam 1,5 gramas de glucosamina por dia não tinha alterações no nível de colesterol. Este relatório nega um efeito causal entre o uso de glucosamina e aumento dos níveis de colesterol, mas a agência recomenda verificar o seu colesterol no sangue antes de iniciar o tratamento com glucosamina e monitorar se você está em risco de doença cardiovascular. Aqueles em risco de doença cardiovascular incluem diabéticos, fumantes, pacientes com pressão alta, homens com 45 anos ou mais, e aqueles com histórico familiar de doença cardíaca. Se você cair na categoria de alto risco, monitorar seu nível de colesterol é importante. Altos níveis de colesterol no sangue podem resultar na formação de depósitos de placa nas paredes de suas artérias, levando a doenças cardíacas. Recomenda-se o nível de colesterol no sangue abaixo de 200 mg /dL, ou miligramas por decilitro, de acordo com o site Lab Tests Online.
Enquanto o estudo dinamarquês mostrou que a glucosamina não afeta o colesterol sangüíneo da maioria pessoas, você não pode descontar a pequena porcentagem que parece desenvolver colesterol alto durante o tratamento com glucosamina. Siga os conselhos do grupo de estudo e verifique o seu nível de colesterol no sangue antes e depois de iniciar o tratamento. Se decidir tornar a glucosamina parte do seu tratamento, faça-o sob a orientação de um profissional médico.