Ter colesterol alto coloca você em risco de doença cardíaca, uma condição que causou a morte de mais de 616.000 pessoas em 2008, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Mas nem todo colesterol é criado igual, e níveis mais altos do tipo de colesterol conhecido como HDL podem realmente promover a saúde do coração. Uma maneira de aumentar os níveis de HDL é concentrando-se em alimentos benéficos, com ervas como sementes de coentro seco mostrando promissor como uma terapia dietética natural.
Colesterol e HDL
O colesterol é um material ceroso em seu corpo que ajuda a proteger pele e células nervosas, desintoxica a corrente sanguínea e ajuda a sintetizar vários esteróides. Demasiado colesterol, no entanto, tem um efeito negativo. Seu fígado produz três quartos de colesterol, com os outros 25% provenientes de sua dieta. O HDL, que significa lipoproteína de alta densidade, é a forma "boa" de colesterol que ajuda a impedir que o colesterol "ruim" de LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, se agarre ao revestimento de suas artérias. A American Heart Association considera que uma leitura de HDL de 60 mg /dL e acima seja protetora contra doenças cardíacas. Embora seja importante manter os níveis de HDL altos e os níveis de LDL baixos, suas taxas de colesterol também são importantes. A AHA recomenda manter a proporção - que você calcula dividindo seu número de HDL em seu número total de colesterol - em 5 para 1 ou menor.
Coriander
Coriander, também conhecido por seu nome científico de Coriandrum sativum, é uma erva que pertence à família da salsa ou cenoura e é amplamente utilizada nas culinárias do Oriente Médio, Mediterrâneo, Índia e Ásia. Cada parte da planta é comestível, particularmente as folhas - mais comumente chamadas de coentro - e as sementes extraídas do fruto da planta que são secas e usadas como tempero. O coentro também tem sido usado há séculos na prática médica tradicional para tratar o diabetes na Europa e combater a inflamação na Índia. Estudos mais recentes se concentraram nos efeitos das sementes de coentro seco e seu óleo na redução do colesterol e dos ácidos graxos sanguíneos chamados triglicérides.
Estudos de Pesquisa
Em um estudo em ratos da Universidade de Kerala, na Índia, publicado em "Alimentos de Plantas para Nutrição Humana", em 1997, os cientistas descobriram que as sementes de coentro seco tiveram um efeito significativo na redução dos níveis de colesterol total e triglicerídeos, enquanto aumentavam os níveis de colesterol HDL. Os pesquisadores concluíram que o coentro aumentou a produção de bílis no fígado, aumentando a degradação do colesterol em outros compostos. Pesquisas posteriores em 1999 na mesma universidade descobriram que um alto nível de enzimas antioxidantes em sementes de coentro secas contribuiu para a capacidade do coentro de melhorar os níveis de colesterol e lipídios. Outro estudo em animais, publicado em "European Food Research and Technology" em 2008, mostrou que houve uma queda notável no colesterol total e um aumento significativo no HDL em ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol, suplementada com óleo de sementes de coentro.
Embora as sementes de coentro seco sejam geralmente consideradas seguras, podem ocorrer reações alérgicas raras. Também faltam dados sobre a dose máxima diária recomendada de sementes de coentro seco. Devido à ausência de pesquisas sobre os efeitos do coentro nos níveis de colesterol em humanos, não confie apenas nas sementes de coentro para elevar os níveis de HDL. Uma das melhores maneiras de reduzir seu colesterol LDL e melhorar seus níveis de HDL é perder peso e se exercitar pelo menos 30 minutos por dia. Se as mudanças no estilo de vida não trouxerem seus níveis de colesterol sob controle, seu médico poderá receitar medicamentos como estatinas. A Mayo Clinic recomenda que você faça um teste de colesterol de referência aos 20 anos, com testes de acompanhamento pelo menos uma vez a cada cinco anos.
, , ] ]